Pesquisa

Laboratório de Artes Visuais (Lavucs)

O Laboratório de Artes Visuais (Lavucs) é um espaço de pesquisa e extensão em artes visuais dentro da Universidade Católica de Santos que promove a difusão de projetos criativos integrados em diversas áreas do conhecimento. O objetivo do laboratório é a realização de atividades (práticas de arte) individuais e coletivas, inicialmente destinadas ao corpo docente, discente e funcionários da Universidade.

Como extensão, o laboratório também propõe ações de intervenção e envolvimento na comunidade e na cidade. É objetivo específico do laboratório o desenvolvimento de atividades abertas à população como forma de consolidação de sua missão e justificativa para sua sustentabilidade.

O Lavucs propõe-se um espaço para a produção e documentação de projetos de arte e para a participação comunitária, expressa em propostas desenvolvidas a partir de experiências didáticas multidisciplinares e calcado nos programas das disciplinas da série Plástica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade.

O laboratório desenvolveu-se a partir de atividades externas de extensão que se caracterizam pela parceria com instituições culturais da Cidade e da região, sobretudo a Primavera nos Museus, com participação do grupo; na Fortaleza da Barra; e junto à Bolsa do Café e o Engenho dos Erasmos, geralmente com atividades de desenho da paisagem e pintura.

ATIVIDADES REGULARES

As oficinas de desenho e pintura, e as palestras sobre arte e vida urbana são ministradas por professores da equipe de Plástica do Curso de Arquitetura e Urbanismo. As atividades estão abertas para grupos de 15 a 20 pessoas. Eventos que envolvam grupos maiores serão sediados no atelier do Curso de Arquitetura e Urbanismo, no segundo andar. Ambos os espaços contam com acessibilidade para idosos e deficientes físicos.

COORDENAÇÃO
Profª. Me. Christiane Costa Ferreira Macedo
Inscrições: pelo e-mail lavucs@unisantos.br ou na secretaria do Curso de Arquitetura e Urbanismo
Horário: Às quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h
Local: Campus Boqueirão, piso térreo, ao lado da biblioteca