Quem Somos

O Portal Educacional Observatório da Água disponibiliza o curso de atualização Observatório da Água online com acesso livre. São nove módulos, ou unidades educacionais que utilizam linguagem simples e objetiva, também são acompanhados de material para estudo e aprofundamento e um canal de contato para esclarecimento de dúvidas.

Aqui, se encontram descritos os resumos dos estudos desenvolvidos na Universidade Católica de Santos com financiamento do Fehidro, assim como acesso aos demais projetos financiados pelo CBH-BS com recursos do fundo. O portal trás, também, uma agenda de eventos técnicos científicos relacionados à temática.

PÚBLICO-ALVO

Professores da rede de ensino regular ou técnico municipal, estadual ou particular; gestores públicos; profissionais da Saúde (níveis médio e superior); estudantes do ensino médio; e população em geral.

OBJETIVO GERAL

Ampliar o conhecimento de gestores públicos, professores do ensino fundamental e médio (regular e técnico) das redes municipal, estadual ou particular, e profissionais do Sistema Único de Saúde, SUS (nível técnico superior) sobre os impactos dos resíduos (agrícolas, domésticos, farmacológicos e industriais) em saneamento básico, bem como do uso consciente e sustentável dos recursos hídricos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
– Apresentar e discutir as legislações relacionadas à água, bem como os fundamentos e instrumentos jurídicos para o direito de acesso à água e ao saneamento básico;
– Estudar os tipos de resíduos (agrícolas, domésticos, farmacológicos e industriais) e identificar as boas práticas no manuseio deles;
– Fornecer noções de epidemiologia ambiental e os procedimentos que devem ser adotados diante situações de risco.
– Verificar o impacto das ações humanas sobre a conservação dos recursos hídricos;
– Avaliar o impacto dos resíduos no uso responsável dos recursos hídricos;
– Projetar e implementar plataformas Arduíno para análise e emprego de água;
– Capacitar professores de Ciências (ensino fundamental) e de Biologia e Química (ensino médio e técnico) na realização de análises físico-químicas para determinação da qualidade de água;
– Apresentar o emprego de bioindicadores, como a análise da germinação de sementes, como referência na qualidade de água;
– Apresentar aos participantes, em especial aos professores, técnicas de análise molecular do DNA para identificação de patógenos em água.