29 de setembro 2022

O projeto Agência de Notícias da Água, sediado na Universidade Católica de Santos, disponibiliza conteúdos de apoio digitais sobre a temática da água a veículos de comunicação, tais como: textos, manchetes, fotos, legendas, infográficos, gravações em áudio, podcasts para o suporte da imprensa, visando atuar na conexão entre o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) e a mídia regional.

PÚBLICO-ALVO

O projeto tem como público-alvo toda e qualquer pessoa prioritariamente da Baixada Santista, que consuma produtos jornalísticos de diversos meios de comunicação, que compõem o parque midiático da região, envolvendo portais de notícias, blogs, redes sociais, jornais impressos e programas noticiosos de rádio e televisão. O universo populacional, a partir do qual se insere a proposta da Agência de Notícias da Água, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados em agosto de 2019, para Região Metropolitana da Baixada Santista, composta por nove municípios, é: Município/Número de habitantes: – Santos: 433.311; São Vicente: 365.798; Praia Grande: 325.073; Guarujá: 320.459; Cubatão: 130.705; Itanhaém: 101.816; Peruíbe: 68.284; Bertioga: 63.249; Mongaguá: 56.702; Totalizando: 1.865.397.

Geral
Organização de uma Agência de Notícias que funcionará na Baixada Santista como polo de apoio e notícias sobre a temática água para os meios de comunicação por meio do fornecimento textos, manchetes, fotos, legendas, infográficos, gravações em áudio, podcasts entre outros para abastecimento dos meios de comunicação; servindo assim de ponte entre o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) e a imprensa.

Específicos
• Ampliar a divulgação das ações de preservação e boa utilização da água na Região Metropolitana da Baixada Santista;
• Reduzir os espaços da desinformação, com relação à temática da água;
• Qualificar a informação acerca dos recursos hídricos na região; e
• Ampliar o conhecimento dos profissionais da imprensa da região sobre as questões envolvendo a temática da água (esgotamento, drenagem, cobertura vegetal, reuso, consumo consciente e eventos hidrológicos extremos).

EQUIPE TÉCNICA
• Prof. Me Paulo Roberto Börnsen Vibiam – Coordenador Científico