Estudo internacional apresenta dados das bacias brasileiras

8 de setembro 2021

O estudo CABra: Um novo conjunto de dados de grande amostra para as bacias hidrográficas brasileiras” inclui dados de longo prazo (30 anos) para 735 bacias em oito classes de atributos de captação principais (clima, fluxo, águas subterrâneas, geologia, solo, topografia, uso e cobertura da terra e perturbação hidrológica). Foram coletados e sintetizados dados de várias fontes (estações terrestres, sensoriamento remoto e conjuntos de dados em grade), transformados em conjunto de informações.

A publicação disponibiliza shapefiles de limite, coordenadas geográficas e área de drenagem para cada bacia, além de mais de 100 atributos. O estudo foi elaborado pelos pesquisadores André Almagro (UFMS), Paulo Tarso S. Oliveira (UFMS), Antônio Alves Meira Neto (Ufes), Tirthankar Roy (University of Nebraska-Lincoln), e Peter Troch (University of Arizona).

Os dados podem ser acessados nos formatos txt e shp na plataforma Zenodo. O artigo científico está disponível em https://bit.ly/3sz3DhC