Educação ambiental promove técnica de compostagem de resíduos com a utilização de minhocas

28 de Janeiro 2023

O Projeto Ecokids Composta realiza atividades lúdicas sobre a coleta seletiva, compostagem e minhocários, por meio de atividades lúdicas e peças teatrais interativas.

Por Caroline Melo e Daniel Rodrigues – Da Agência de Notícias da Água

Alunos aprendem sobre a compostagem

O projeto de educação ambiental Ecokids Composta tem ganhado destaque nas escolas públicas de Itanhaém, Mongaguá e Cubatão, três dos nove municípios mais carentes em questão de reciclagem na região. Cerca de 24 escolas e mais de três mil alunos já foram contemplados pelo projeto desenvolvido pela ONG Ecophalt, que realiza atividades lúdicas sobre a coleta seletiva, compostagem, minhocários e oficinas de pinturas de pneus. É feito de forma teatral e interativa, por meio de personagens infantis ensina as crianças sobre a importância da reciclagem dos orgânicos, que se transforma em adubo para as plantas, fertilizando hortas e jardins das escolas, comunidades, empresas e residências.

Teatro ensina a importância das minhocas

De acordo com a presidente e fundadora da Ecophalt, Syllis Flávia Paes Bezerra, o projeto é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro), mesmo com os efeitos da pandemia, que provocou o fechamento de unidades educacionais e o distanciamento social, 24 escolas, oito em cada município: Itanhaém, Mongaguá e Cubatão foram contempladas pelas ações de educação ambiental.

Alunos constroem os minhocários

A presidente da ONG explica que as ações contemplam atividades e uma peça de teatro interativa, para crianças de 7 a 13 anos, nos quais se deparam com dinâmicas que abordam, de uma maneira didática, a importância da reciclagem dos orgânicos que transforma em adubos das plantas. Para incentivar as escolas, A ONG envolve funcionários da unidade escolar para construir um minhocário, a partir da utilização de materiais recicláveis. “Assim a escola fica encarregada de separar um local e deixar espaço para a instalação do minhocário”. A partir daí, Syllis conta que as escolas começaram a emitir relatórios quinzenais para informar como é que estava o andamento do processo  da compostagem dos resíduos orgânicos e a transformação em adubos para as hortas e jardins. Ela ressalta que, depois do projeto muitas escolas começaram a plantar hortas.

O programa Ecokids Composta continuará sendo desenvolvido, levando a iniciativa a outros lugares e até sendo ampliado, de acordo com a presidente. “Inclusive a nossa ONG pretende ultrapassar fronteiras indo a outros municípios. Temos a pretensão também de realizar em outro estado”, afirma Syllis. Além disso, exalta que a ideia é propagar informação, mostrando também como é muito simples ter um minhocário em casa. “Vamos reciclar, vamos incentivar a natureza a preservação do meio ambiente para isso ações práticas como essa é muito muito bem-vinda”.

A Ecophalt desenvolve, também, o projeto Ecokids Composta de maneira virtual para as escolas interessadas em participar. Por meio de videochamada, a ONG desenvolve atividades como contação de histórias e teatro interativo,  ensinando professores, funcionários e estudantes a construir o minhocário, para a transformação de resíduos orgânicos em adubo. As escolas interessadas devem entrar em contato pelo telefone  (13) 97420-3641 pelo e-mail projetoecophalt@gmail.com.

A Ecophalt – A ONG nasceu, em fevereiro de 2013, a partir de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso técnico de Logística da ETEC de Praia Grande, cujo tema era Asfalto Ecológico. Ao finalizar o curso, com incentivo da direção da escola, o TCC foi transformado em projeto e dois meses depois da apresentação do trabalho foi criada a Ecophalt. Atualmente, a organização realiza palestras motivacionais em como transformar trabalhos de final de cursos em projetos sustentáveis e outros temas referentes à Gestão de Resíduos e a Logística Reversa do Asfalto Ecológico de Pneus.

Baixe o arquivo pdf com a matéria

Baixe o arquivo Word com a matéria

Para baixar as fotos, basta clicar nas imagens.