Alunas de Jornalismo da UniSantos apresentam projeto sobre contaminação por microplásticos
26 de novembro 2025
Trabalho de Conclusão de Curso ‘Maré Consciente’ foi realizado por três alunas, sendo que duas delas atuaram como bolsistas em projetos desenvolvidos pela Universidade e financiados pela Fehidro.
Da Agência de Notícias da Água
As estudantes de Jornalismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Ana Paula de Castro Feitosa, Mariana de Pinho Oliveira e Izabely Soloviofe Liberado apresentaram Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em que abordam a contaminação da Bacia de Santos por microplásticos e metais pesados. O TCC produzido na categoria Reportagem Multimídia foi orientado pelo professor Eduardo Rubi Cavalcanti e foi aprovado com nota 10,0 pela banca examinadora.

As alunas Ana Paula de Castro Feitosa e Mariana de Pinho Oliveira participaram, como bolsistas, em projetos desenvolvidos por pesquisadores da universidade, com o financiamento do Fundo Estadual dos Recursos Hídricos (Fehidro). Ana Paula participou do Projeto de Prevenção e Controle do Lixo no Mar e Mariana integrou a equipe da Agência de Notícias da Água.
O TCC resultou na apresentação de um site multimídia denominado Maré Consciente, que é um portal de notícias sobre poluição marinha e sobre como a contaminação de microplásticos e metais pesados no mar afeta a população. Aqui você encontra artigos, entrevistas e reportagens sobre os impactos da poluição marinha e as soluções possíveis para esse problema.
O lixo no mar, em particular os resíduos plásticos, representam ameaça ao ambiente marinho, não só devido à sua abundância (são frequentemente relatados como sendo a maior porção de lixo no mar, alcançando 90% dos resíduos sólidos), mas também devido às suas propriedades. O tempo de degradação de garrafas plásticas pode superar 400 anos, enquanto sacolas chegam até 20 anos, bitucas de cigarro a 10 anos e vidros permanecem no ambiente por tempo indeterminado.
O site apresenta uma série de reportagens sobre a temática, galeria de imagens e, ainda, quatro videocasts, com entrevistas sobre saúde pública, o futuro dos mares, políticas públicas e estratégias globais para enfrentamento do problema. Para ler as reportagens e acessar a galeria de fotos, clique no link do projeto ao lado.
Para assistir aos videocasts, basta acessar o canal maré Consciente no YouTube: Maré Consciente – YouTube. As entrevistas reúnem especialistas que debatem, de forma clara e acessível, os impactos da poluição marinha e os caminhos possíveis para sua mitigação. A partir de dados, experiências e reflexões, o conteúdo busca ampliar a compreensão do público sobre a urgência de proteger nossos oceanos e incentivar ações responsáveis em prol do meio ambiente.
