Diferenciais

• Conquistou nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), 6º. melhor desempenho no estado.

• Conquistou 4 estrelas no Guia do Estudante Abril – Melhores Universidades em 2017.

• Oportunidades de bolsas de Iniciação Científica com participação em projetos de pesquisa orientados por professores do curso.

• Projeto cultural Trans-História: seminários temáticos, roteiros históricos e viagens investigativas.

• Estudos do Meio, atividade na qual os estudantes visitam museus, parques, teatros e exposições para suplementar a formação acadêmica.

• Exclusivo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que possibilita a prática docente, a partir dos primeiros semestres, com bolsas de estudo concedidas pela Capes.

• Única Universidade de Santos selecionada pelo MEC/Capes para oferta do Programa de formação Emergencial de Professores da Educação Básica (Parfor), por meio de concessão de bolsas de estudo integrais, no âmbito de 1ª. e da 2ª. licenciaturas.

• Única instituição da região a ter um programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com Mestrado e Doutorado em Educação.

• Programas de Extensão: Educar na Diversidade e Educação em Foco.

• Cátedra Paulo Freire – ambiente para construção de um novo espaço dialógico em educação pelo intercâmbio entre a comunidade e a Universidade.

• Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos Culturais.

• Grupo de Pesquisa em Instituições de Ensino: Políticas e Práticas Pedagógicas.

• Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas em Educação: Trabalho e Formação.

• Grupo de Pesquisa em Educação, Sociedade e História.

• Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas: Pesquisa e Formação.

• Laboratório de Informação, Arquivo e Memória da Educação (Liame).

• Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), com mais de 40 grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq.

• Maior programa de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica da região com bolsas do CNPq.

• Projeto Cultural que inclui Coral Universitário, Coral Gregoriano, Grupo Experimental de Teatro – Gextus, Orquestra Sinfônica Jovem e Projeto Canto que Toca.