Gastronomia

Grupos de Pesquisa

A Católica de Santos considera a pesquisa um fator fundamental para o melhor aproveitamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos, bem como de seus resultados para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Conheça os grupos de pesquisa da Universidade ligados à Gastronomia.

BIOTECNOLOGIA
A região onde está inserida a Universidade apresenta uma série de características, problemas e potencialidades relacionados de maneira direta à sua posição geográfica. O Polo Petroquímico e o Complexo Industrial de Cubatão; as diversas instalações portuárias, onde estão presentes importantes terminais para petroderivados e outros produtos químicos; e ainda, mais recentemente, o advento do petróleo do pré-sal, resultam em demandas específicas para o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica. O conjunto de impactos ambientais da Região Metropolitana da Baixada Santista, muitos ainda sem solução satisfatória, revelam drásticas consequências para os ecossistemas e a população, exigindo soluções para a remediação efetiva das áreas contaminadas. Atenta a essas importantes demandas de âmbito regional e nacional, as atividades de pesquisa desenvolvidas por esse grupo tendem a amenizar e buscar soluções empregando ferramentas de Biotecnologia, com foco na área ambiental.
Área: Microbiologia
Ano de formação: 
2004
Líder: Profª. Drª. Adriana Florentino de Souza
Pesquisadora: Profª. Drª. Adriana Florentino de Souza
Linhas de Pesquisa: Biorremediação, Biodegradação e Biocompostos
Reuniões: Toda 6ª-feira, das 14h às 15h no Ipeci

GRUPO DE AVALIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO E RISCO AMBIENTAL
Desenvolve estudos na área de epidemiologia ambiental na Baixada Santista, investigando a contaminação ambiental e seus efeitos sobre os moradores da região. Estão estabelecidas parcerias com organizações não governamentais da região, secretarias de Meio Ambiente e de Saúde e com associações de moradores.
Área: Saúde Coletiva
Ano de formação: 2010
Líder: Prof. Dr.  Alfésio Luís Ferreira Braga
Pesquisadores: Profª. Me. Michele Leiko Uemura, Prof. Me. Cezar Henrique de Azevedo, Profª. Drª. Lourdes Conceição Martins e Profª. Me. Jacqueline Monica Pagliuso Venturoso Barauna
Linhas de Pesquisa: Avaliação de Exposição e Risco Ambiental
Reuniões: Toda 2ª-feira, às 10h, na sala da Pós em Saúde Coletiva (sala 106)

GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
Espera-se que o trabalho do grupo de pesquisa em formação tenha repercussões em diferentes âmbitos da Região Metropolitana da Baixada Santista
Área: Comunicação
Ano de formação: 2014
Líder: Profª. Drª. Benalva da Silva Vitorio
Pesquisadora: Profª. Drª. Renata Doratioto Albano
Linha de Pesquisa: Comunicação e Cidadania
Reuniões: Quinzenais, 3ª-feira, das 16h às 18h, na Sala 9 do Campus Dom Idílio

LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE (LABSUS)
O grupo possui experiência com entidades ambientalistas do Real Norte, em conjunto com a Petrobras e a Católica de Santos, da qual resultou o Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte (Comdial) e a implantação do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Ceds), na cidade de São Sebastião – SP. Temas centrais: operações com petróleo e gás no Litoral Norte do Estado de São Paulo e seus programas de gestão ambiental; avaliação dos impactos ambientais de projetos para os municípios de São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba e Ubatuba; acompanhamento das ações de gestão ambiental em escala regional, com destaque para a implantação e funcionamento das Unidades de Conservação e desenvolvimento sustentável regional; estudo e implantação de Agenda 21 no município de Cubatão; desenvolvimento de projeto de manchas órfãs, educação ambiental e acompanhamento do processo de dragagem do canal do Porto de Santos.
Área: Educação
Ano de formação: 2011
Líder: Prof. Dr. Cleber Ferrão Corrêa
Pesquisadores: Profª. Drª. Maria Luiza Domingues Villar e Profª. Drª. Adriana Florentino de Souza
Linha de Pesquisa: 
Avaliação e gerenciamento de riscos ambientais
Reuniões:Toda 4ª-feira, às 17h, no LABSUS

NANOBIOTECNOLOGIA
O grupo trabalha com desenvolvimento de sistemas nanoestruturados; incentivo ao pensamento científico; formação de mão-de-obra qualificada por meio de ensino e orientações de alunos em vários níveis, dentro do campo da Nanotecnologia. 
Área:
Farmácia
Ano de formação: 
2013
LíderProf. Dr. Antonio José Calixto de Souza
Linhas de Pesquisa: Vetorização em nanoestruturas aplicada a processos de melhoramento de fármacos; alimentos e separação e purificação de compostos.
Reuniões: Última 5ª-feira de cada mês, na Sala de Orientação do Ipeci.

EPIDEMIOLOGIA DOS AGRAVOS E DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO
Esse projeto tem por objetivo estudar o processo saúde-doença em jovens e adultos trabalhadores, com o propósito de fornecer subsídios teórico-metodológicos para avaliação de processos e ambientes de trabalho, que levem em conta as características do ser humano e os possíveis desgastes e agravos à saúde. Os estudos provenientes desse projeto poderão subsidiar os processos decisórios nas áreas de vigilância e políticas da área de saúde do trabalhador.
Área: Saúde, Ambiente e Mudanças Sociais
Ano de formação: 2016
Líder: Profª. Drª. Elaine Cristina Marqueze
Pesquisadores: Profª. Me. Rosângela Bampa Schattan e Profª. Drª. Elaine Cristina Marqueze
Linha de Pesquisa: Política, Condição Social e Saúde
Reuniões: Toda 5ª-feira, das 14h às 17h, na sala da Pós em Saúde Coletiva (sala 106)