Enfermagem


Programas de Extensão

CLÍNICA INTEGRADA DE SAÚDE – AMBULATÓRIO DE ENFERMAGEM
O Programa de Extensão da Clínica Integrada de Saúde (CIS) fará a integração entre os projetos de extensão Núcleo de Farmácia Clinica, Ambulatório de Nutrição, Clínica-Escola de Psicologia e Ambulatório de Enfermagem. Essa integração acontecerá na clínica e será importante para otimizar a formação de nossos discentes com um olhar interprofissional, sabendo identificar os diferentes saberes e as diferentes práticas, considerando a complexidade do sujeito e do processo de adoecimento, de forma não fragmentada, pressupondo um trabalho em equipe.

LIGA ACADÊMICA DE CONTROLE EM TUBERCULOSE
A Liga Acadêmica em Tuberculose possibilita ao discente ampliar os espaços de aprendizado, se aproximando da realidade de saúde local que apresenta extensa prevalência de doenças pulmonares. Os discentes acompanham os atendimentos ambulatoriais, como preparação para uma prática ética, reflexiva e crítica.  Na Liga Acadêmica, os discentes realizam atividades de Educação em Saúde, Ações de Controle da Tuberculose e busca ativa de Sintomáticos Respiratórios em Unidades de Saúde e Comunidades.
Local: Campus Dom Idílio José Soares
Dias e horários: 5ª.-feira, das 18h às 19h
Responsável: Profª. Drª. Luzana Mackevicius Bernardes
Contato: luzana.bernardes@unisantos.br

LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL
A Região Metropolitana da Baixada Santista encontra-se entre alto e muito alto no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Engloba localidades com bons níveis de riqueza que não se refletem nos indicadores sociais, pois está entre os piores  índices de mortalidade materno-infantil no Estado de São Paulo (Seade, 2018). Diante da realidade regional, a Liga propõe despertar nos acadêmicos de graduação o interesse pelo estudo dos processos envolvendo a gestação, e o binômio mãe e filho; desenvolver atividades de extensão e pesquisa em saúde materno-infantil; discutir possibilidades didáticas de gestão da aula; organizar, gerir e promover cursos, palestras, conferências, simpósios, seminários, exposições e mesas-redondas, para a valorização, o aperfeiçoamento e a difusão do trabalho na saúde materno-infantil e afins.

LIGA ACADÊMICA EM SAÚDE DOS IDOSOS
A Liga Acadêmica em Saúde dos Idosos possibilita ao discente aprimorar conhecimentos semiológicos e terapêuticos; e ações de promoção à Saúde do Idoso, por meio das vivências e das peculiaridades de conduta do idoso, unindo teoria e prática em Instituição de Longa Permanência, Centros de Convivência e em Eventos Comunitários (vacinação, semana do idoso).
Local: Campus Dom Idílio José Soares
Dias e horários: 6ª.-feira, das 17h às 18h30
Responsável: Profª. Esp. Márcia Fernandes Melzer
Contato:  marcia.melzer@unisantos.br

LIGA ACADÊMICA EM PRIMEIROS SOCORROS
A Liga Acadêmica em Primeiros Socorros possibilita ao discente participar de programa de extensão com o propósito de ampliar a diversidade das habilidades e competências desenvolvidas. As oportunidades advindas da participação na liga proporcionam aplicabilidade real e desenvolvem o senso de profissionalismo. Entre as principais atividades estão: Programas Educativos, Campanhas e Atendimento à Comunidade referente ao tema de Primeiros Socorros.
Local: Campus Dom Idílio José Soares
Dias e horários: 5ª.-feira, quinzenalmente, das 17h às 18h30
Responsável: Profª. Me. Joice Maria Pacheco Antonio Fernandes
Contato: joice@unisantos.br

REDE NOSSA SANTOS SUSTENTÁVEL – GRUPO TÉCNICO DA SAÚDE
A Rede Nossa Santos Sustentável tem o objetivo de viabilizar um processo permanente de atuação coletiva, com foco no desenvolvimento sustentável da Cidade de Santos, além de promover e apoiar ações e movimentos que propaguem os valores éticos, a justiça social e a defesa de direitos da cidadania e do interesse público. Possibilita ao discente participar do espaço de discussões das questões pertinentes ao programa das cidades sustentáveis.
Local: Campus Dom Idílio José Soares
Dias e horários: reuniões mensais, às 19h (cronograma portal da UniSantos)
Responsável: Profª. Drª. Luzana Mackevicius BernardesContato: luzana.bernardes@unisantos.br