Ciências Biológicas


Projetos de Extensão

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)-UNISANTOS
O projeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)-UniSantos (aprovado integralmente pelo Edital Capes nº. 11/2012) abarca sete subprojetos nas áreas das licenciaturas em Ciências, Filosofia, História, Língua Estrangeira – Inglês, Matemática, Pedagogia e Português, distribuídos em cinco Unidades Municipais de Educação (UMEs) da Cidade de Santos: Ayrton Senna da Silva, Florestan Fernandes, Mário de Almeida Alcântara, Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro.
O total é de 2.845 atendimentos. O projeto financia o trabalho de 157 bolsistas, sendo 129 alunos das licenciaturas, 19 professores da rede municipal de Santos no papel de supervisores escolares e 9 docentes da Católica de Santos como coordenadores.
• Relatório de Atividades 2014

PROGRAMA BIOLOGIA EM PRÁTICA
O Programa Biologia em Prática é uma iniciativa do Curso de Ciências Biológicas que prevê atividades, palestras, oficinas e saídas de campo, todas voltadas aos professores e alunos do Ensino Médio da rede estadual. Nos últimos 40 anos, a Católica de Santos tem contribuído para a formação de professores de Ciências e Biologia, cujo campo de atuação inclui escolas das redes pública e particular.
A proposta é desenvolver atividades – planejadas em consonância com temas propostos para a terceira série do Ensino Médio – tanto nas dependências da Universidade, de forma a propiciar a utilização dos diversos laboratórios (específicos para as diferentes áreas da Biologia, como em campo. Assim, o Curso de Ciências Biológicas propicia aos alunos ambientes diferenciados de aprendizagem.

HORTA ORGÂNICA – ETEC ESCOLÁSTICA ROSA
Em 2014, o Curso de Ciências Biológicas iniciou o projeto Horta Orgânica com a  Escola Técnica Estadual (ETEC) Dona Escolástica Rosa. Atualmente, estão envolvidos nessa iniciativa estudantes do curso de Ciências Biológicas e de Farmácia, além da coordenadora, Profª. Me. Amélia Cristina Elias da Ponte.
Estima-se que 250 estudantes e 16 docentes da ETEC se envolvam com o projeto. O projeto Horta Escolar fundamenta-se na necessária articulação das áreas de educação/currículo, ambiente e alimentação/nutrição. Trata-se de uma prática estruturante da academia que promove a interação transformadora entre a instituição de ensino e outros setores da sociedade, como a ETEC Dona Escolástica Rosa.
No âmbito do projeto, está prevista a implantação do processo de compostagem, visando minimizar o resíduo gerado nas aulas práticas do Curso de Nutrição. A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas e permite que todos os estudantes do Curso de Nutrição utilizem essa variedade de alimentos nas aulas práticas. A participação de alunos, professores e funcionários na implantação da horta é de suma importância para que haja uma integração entre as diferentes fontes de informação, permitindo assim uma maior troca de experiências.

SEMANA DA BIOLOGIA
O Curso de Ciências Biológicas promove, anualmente, a Semana da Biologia, projeto de extensão que possui como objetivos propiciar aos alunos temas não contemplados diretamente na grade curricular, promover a integração entre alunos e docentes e discutir o amplo campo de trabalho dos egressos, que são convidados a participar, contribuindo para a interação dos alunos com profissionais atuantes no mercado de trabalho regional.
A primeira edição da Semana da Biologia aconteceu em 1983. Desde 2012, ela é realizada de forma integrada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, sob coordenação do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas  (Ipeci) da UniSantos, que aglutina eventos semelhantes promovidos por outros cursos da Universidade. A programação busca contemplar de forma integrada os temas gerais aglutinadores, mas mantendo as especificidades de cada área do conhecimento. Os cursos de Ciências Biológicas e o de Engenharia Ambiental planejam de forma conjunta atividades de interesse mútuo aos seus alunos, o que permite a integração dos saberes e a articulação teoria-prática.
• Programação 2015
• Programação 2014
• Programação 2013
• Programação 2012

PROJETO ALBATROZ
Em 2014, os Cursos de Ciências Biológicas firmaram parceria com o Projeto Albatroz, organização não governamental, criada em 1991, em Santos, que tem como objetivo reduzir a captura não intencional de albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas de extinção. A parceria teve início visando contribuir para o envolvimento dos estudantes do curso no programa de voluntariado organizado pela ONG, o qual busca promover ações de educação ambiental voltado para pescadores e ao público em geral.
O projeto avançou para a inclusão dos estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Programa Albatroz na Escola, que tem como finalidade envolver alunos e professores da rede municipal e particular na temática da conservação da biodiversidade marinha.
O programa atua na capacitação dos professores para abordar o assunto em sala de aula e na sensibilização dos alunos por meio de jogos e brincadeiras para as crianças aprenderem de forma divertida e interativa. Antes de serem envolvidos nas ações do Programa realizadas nas escolas, os estudantes passam por capacitação oferecida pela ONG, sendo todas as atividades realizadas sob supervisão da docente responsável pelo componente Estágio Curricular Supervisionado.

JORNADA DA EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
A Jornada de Educação e Comunicação é um evento acadêmico da Universidade Católica de Santos com a participação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação; das licenciaturas em Ciências Biológicas, Filosofia, História, Letras, Matemática e Música; dos cursos de Pedagogia e Tradução e Interpretação; e dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) do Centro de Ciências da Educação e Comunicação. O objetivo é trazer para o debate questões que envolvam os processos formativos e suscitem reflexões sobre a profissão docente.

TRENDS – FEIRA DE PROFISSÕES
O Trends é uma feira de profissões composta por oficinas que proporcionam experiência prática nas áreas dos diversos cursos da Universidade Católica de Santos. O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferece oficinas nas diversas áreas da Biologia.

E-BOOK HISTÓRIA NATURAL DAS BORBOLETAS DO VALE DO RIO QUILOMBO
O Prof. Dr. Ronaldo Bastos Francini, do Curso de Ciências Biológicas, escreveu o livro História Natural das Borboletas do Vale do Rio Quilombo, que a princípio tem a finalidade didática de mostrar uma área ainda com muita pujança natural e as relações das borboletas com ela.
Outro objetivo importante é o de mostrar que essa área pode ser transformada rapidamente em um parque industrial, ou conglomerado urbano. O livro foi elaborado para ser usado como parte das leituras necessárias aos alunos das disciplinas de Ecologia, além de documentar pequena parte de uma área natural que pode estar comprometida pela destruição e pelo progresso, como muitas outras da Baixada Santista.
Acesse o e-book.

ECOFALANTE – MOSTRA DE CINEMA AMBIENTAL
O Curso de Ciências Biológicas iniciou em 2013 parceria com o Instituto Ecofalante, visando contribuir com a organização da 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, na Cidade de Santos. Criada em 2012 com o objetivo de chamar a atenção para questões de meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas, a mostra oferece oportunidade de conferir filmes que reúnem qualidade cinematográfica e análise de questões ambientais, facilitando o acesso a discussões que muitas vezes fazem parte do cotidiano das pessoas sem que elas tenham oportunidade de refletir sobre isso. As discussões abordam questões culturais, socioambientais e de utilização de tecnologias voltadas para o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente.
Em 2014, a parceria com o Instituto Ecofalante foi intensificada, contando com a participação de outros cursos da Católica de Santos e a ampliação da Mostra de Cinema Ambiental para outros campi da Universidade. Na terceira edição, participaram alunos dos Cursos de Ciências Biológicas, e também dos de licenciatura (História, Música, Letras) e das áreas das Engenharias e da Comunicação.

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR)
O Centro de Ciências da Educação e Comunicação participa desde 2010, pela Plataforma Freire, do Programa Emergencial de Formação de Professores, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O centro oferece turmas de 1ª Licenciatura em Pedagogia e conta atualmente com seis turmas nos diferentes períodos para atender à demanda da região.
A Plataforma Freire foi criada pelo Ministério da Educação com o objetivo de se tornar uma porta de entrada nas instituições públicas de ensino superior para os professores da educação básica pública no exercício do magistério. Com esse mesmo objetivo, coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da rede de Educação Básica.

AGENDA AMBIENTAL PARA O PORTO DE SANTOS
Parceria da Católica de Santos com a Codesp (empresa estatal que administra o Porto de Santos) e a Cetesb. A Agenda Ambiental – primeira agenda portuária do País – se refere a um plano de ações cujo objetivo é fazer com que as atividades do Porto contribuam para melhorar a qualidade do meio ambiente.

COMITÊ DE PROMOÇÃO DO DIÁLOGO PARA A SUSTENTABILIDADE DO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO (COMDIAL)
CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (CEDS)
Convênio com a Petrobras e 12 entidades ambientalistas. O Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo (Comdial) e o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável (Ceds) são projetos que se tornaram referência ambiental no País.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CARACTERIZAÇÃO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS
O Curso de Caracterização e Remediação de Áreas Contaminadas visa atender a necessidade do mercado e do interesse público por profissionais capacitados na solução de problemas técnicos relacionados à caracterização e remediação de áreas contaminadas. Tem como público-alvo engenheiros ambientais, biólogos, químicos e profissionais da área ambiental em geral.