Assuntos gerais
  Ciências humanas
  Comunicação
  Ecologia
  Jornalismo
  Patrimônio histórico
  Serviço social
 
 
 
REVISTA LEOPOLDIANUM Nº 95
   
O IMATERIAL COMO IDENTIDADE É O TEMA DA NOVA EDIÇÃO DA REVISTA LEOPOLDIANUM


A valorização e preservação de bens imateriais é o tema principal da nova edição nº95 da revista Leopoldianum. Cada patrimônio cultural tem sua memória, ou sua história a ser preservada , como questão de reconhecimento, legitimidade e fortalecimento de sua identidade. A revista vem com uma proposta mais ampla do tema abordado pela edição nº 92/93, Patrimônio Histórico – Educação, Arquitetura, Arqueologia, que foi a introdução a essa questão da importância da preservação de um patrimônio histórico.
A revista é composta por sete artigos. O primeiro, “E de repente foi o cordel”, da pesquisadora Argentina Laura Benitez Brickmann, faz uma introdução ao tema principal, exemplificando com literatura de cordel, um patrimônio cultural importante a ser preservado, por caracterizar a identidade do Brasil. O artigo seguinte, “Bens culturais em espacialidades virtuais e mescladas” , de Rodrigo Peronti Santiago e Anja Pratchke, faz uma explanação da relação dos bens culturais com a mídia digital e especialidades virtuais e mescladas.
Os artigos em sequência discutem temas contemporâneos, dentro do tema de preservação de patrimônios históricos e culturais. A professora doutora Cynthia Moreira Marmucci escreveu o artigo “Em defesa do budismo tibetano” referindo-se à antiga relação problemática entre Tibete e China. “O enigma Domingo de Soto na História da Ciência: a solução do problema da queda livre por um padre escolástico de Salamanca”, foi escrito pelo professor Antonio Tadeu F. Amado. O mestre, arquiteto e urbanista André Luiz Carvalho Cardoso contribuiu com o artigo “Mercados populares contemporâneos: arquitetura materializando o imaterial” que trata da arquitetura e sua valorização perante a apropriação de práticas culturais.
Os últimos dois artigos, “Idéias sobre a conservação do patrimônio da Colônia Francesa de Pelotas – RS” do mestre Leandro R. Betemps e “Alegra Centro – Origem, perspectivas e resultados” da pesquisadora Clarissa Duarte de Castro Souza, tratam da necessidade de preservação dos patrimônios das cidades como memória.
Na seção de resenhas, o coordenador pedagógico Victor Lordani GeamPaulo traz o título “Educação nas Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos”, como uma obra comemorativa dos 50 anos do monumento.
 
Título: REVISTA LEOPOLDIANUM Nº 95
Autor: Prof. Dr. Gilberto Rodrigues (org.)
Número de páginas: 138 páginas
Formato: 180 X 270 cm
ISSN 0101-9635
 
Por: R$ 20.00
COMPRE JÁ!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2024 - Todos os direitos reservados.