Antropologia
  Assuntos gerais
  Biografias
  Comunicação
  Direito
  Ecologia
  Economia
  Educação
  Engenharia
  Física
  Gestão de negócios
  História
  Jornalismo
  Literatura
  Matemática
  Medicina
  Música
  Patrimônio histórico
  Pensamentos
  Psicologia
  Saúde
  Serviço social
  Sociologia
  Urbanismo
 
 
 
Associada à
CONTROVÉRSIA JURÍDICA: UMA INTRODUÇÃO FILOSÓFICA
   
As bases filosóficas do direito em livro

Obra resgata a controvérsia entre direito e justiça, enfatizando a dialética, inventada pelo pensador Heráclito, em oposição à lógica de Aristóteles

Controvérsia Jurídica: Uma Introdução Filosófica, do professor Alcides Telles Júnior, novo lançamento da Editora Universitária Leopoldianum, da UniSantos, analisa a base filosófica do Direito, o que representa “uma renovação dos estudos jurídicos” para os especialistas.

O livro estuda os termos Direito e Justiça, tão diferentes em sua essência, mas tão próximos nas discussões acadêmicas, realidades que se entrecruzam na História desde a Antigüidade Clássica. Partindo da teoria radical, a obra discute a controvérsia jurídica sobre o que o autor chama de dissenso interlocutório sobre a justiça e o direito.

Controvérsia Jurídica: Uma Introdução Filosófica analisa os aspectos existencial e mecânico do ser humano. No primeiro aspecto dá ênfase às vertentes estética, ética e dialética, mostrando como o homem é capaz de desvencilhando-se de pensamentos prontos e acabados, repensar a coisa pensada. No segundo, estuda os mecanismos lógicos determinantes de certos comportamentos e idéias humanas, que levam ao ser sistemático.

Segundo o professor de Filosofia, Antônio Paulo de Ferreira Castilho, “a controvérsia jurídica, elemento importante nas lides da justiça, foi sempre estudada tendo como referência a lógica, saber constituído por Aristóteles e posteriormente desenvolvido por muitos outros filósofos”.

Nesta obra, o autor ”pretende remontar a Heráclito, pensador anterior a Aristóteles, tanto cronologicamente quanto tematicamente. A partir dele, seguir outro percurso na elaboração desse objeto temático”.
De acordo com o professor Castilho, o percurso seguido, longo e amplamente documentado pelo autor, mostra o desenvolvimento da dialética, invenção de Heráclito que será desenvolvida por muitos filósofos até a atualidade, e revela as cristalizações, em cada momento histórico, de novas compreensões da controvérsia jurídica.
 
Título: CONTROVÉRSIA JURÍDICA: UMA INTRODUÇÃO FILOSÓFICA
Autor: Alcides Telles Júnior
Número de páginas: 262 páginas
Formato: 14 X 21 cm
ISBN 85–86434–22-1
 
Por: R$ 30.00
COMPRE JÁ!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2022 - Todos os direitos reservados.