Antropologia
  Assuntos gerais
  Biografias
  Comunicação
  Direito
  Ecologia
  Economia
  Educação
  Engenharia
  Física
  Gestão de negócios
  História
  Jornalismo
  Literatura
  Matemática
  Medicina
  Música
  Patrimônio histórico
  Pensamentos
  Psicologia
  Saúde
  Serviço social
  Sociologia
  Urbanismo
 
 
 
Associada à
FORTALEZA DA BARRA GRANDE
   
A verdadeira história da recuperação deste importante patrimônio histórico e arquitetônico de Santos.

"Fizemos um 'remexer de gavetas' e produzimos o livro". É com esta frase que o jornalista e filho de militar Robnaldo Salgado, escritor de Fortaleza da Barra Grande: Patrimônio Histórico Recuperado, explica a origem de seu livro, produzido em parceria com o repórter fotográfico, Eraldo Silva.

O volume, publicado pela Editora Universitária Leopoldianum, surgiu de um bate-papo entre os dois autores. "Como assessor de imprensa da UniSantos, fui vendo a mídia muita história da Fortaleza da Barra Grande não era verdade. Algumas pessoas que não tinham ajudado tanto, estavam dizendo que eram responsáveis pela recuperação. Foi então, que falei com o Eraldo, e nós percebemos que tínhamos uma obrigação moral com a Universidade de mostrar que o 'pai da criança' é a UniSantos".

Robnaldo conta que ao participar das reuniões do NECOM, Núcleo de Extensão Comunitária, teve a oportunidade de conhecer a história da Fortaleza e acompanhou todo o trabalho desenvolvido pela Universidade. "Após lutar muito, pude ver a importância da UniSantos levar tão à sério esse projeto, e aos poucos, o monumento foi renascendo".

Fortaleza da Barra Grande, que tem um apelo visual muito forte, mostra os contrastes, entre o abandono do monumento e sua recuperação. "Sou jornalista e não tenho veia literária, por isso documentei tudo de forma despretensiosa. Na hora de editar, estive presente, desde a criação ao fim. A minha participação e do Eraldo foi intensa. Escolha da capa, cores, formato, tipo de papel. Esse processo de criação foi interessante porque nós tivemos a liberdade de poder participar e opinar".

 
Título: FORTALEZA DA BARRA GRANDE
Autor: Robnaldo Salgado e Eraldo Silva
Número de páginas: 88 páginas
Formato: 21 X 21 cm
ISBN 85-86434-10-8
 
Por: R$ 25.00
COMPRE JÁ!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2019 - Todos os direitos reservados.