Antropologia
  Assuntos gerais
  Biografias
  Comunicação
  Direito
  Ecologia
  Economia
  Educação
  Engenharia
  Física
  Gestão de negócios
  História
  Jornalismo
  Literatura
  Matemática
  Medicina
  Música
  Patrimônio histórico
  Pensamentos
  Psicologia
  Saúde
  Serviço social
  Sociologia
  Urbanismo
 
 
 
Associada à
A MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS
   
A revolução no ensino da música


Há revoluções que são silenciosas, mas provocam mudanças intensas. Nesse conceito, pode-se enquadrar a professora Adriana de Oliveiro Ribeiro, diretora do Conservatório Lavignac, de Santos. Inconformada com a rigidez e a ênfase na técnica e na teoria, que caracterizavam o aprendizado musical, até mesmo o ensino direcionado às crianças, a recém formada Adriana, em 1950, começou a colocar em prática suas idéias no cenário pedagógico – musical.

Guiada por sua própria convicção, pelas obras e pensamentos de grandes educadores, musicistas e psicólogos – entre eles, o professor francês Albert Lavignac, homenageado pelo conservatório, e o compositor alemão Carl Orff. Adriana Ribeiro desenvolveu um trabalho pioneiro, e elaborou ao longo dos anos, um método de ensino tão importante que chamou a atenção de professores e músicos.

O livro A Música de Todos os Tempos, editado pela Editora Universitária Leopoldianum, é o relato dessa história desde de os primeiros passos, até a atualidade, que segundo ela, continua “aberto para o novo”. A obra também traz pequenas partituras de autoria da própria, inspirados em contos, magia e mitologia, traz também depoimentos de ex-aluno e fotos de espetáculos que ilustram o livro.

A professora e artista plástica Gilda Martins de Figueiredo, no prefácio, diz: “A Música de todos os Tempos não é apenas o relato de uma experiência, é um poema. Um poema de amor que enaltece a pessoa humana e vê sua sensibilidade e todo o seu potencial de vida”. E segundo o maestro e compositor Gilberto Mendes, “Também um verdadeiro poema pedagógico, com seus parágrafos curtos, como se fossem versos, o ritmo das frases, a rapidez descritiva”.

Autora: Adriana de Oliveira Ribeiro é professora, musicista formada pelo Instituto Musical Santa Cecília, em 1949. Criou, com Dulce Fonseca Dias Pinto, em 1947, o curso Iniciação Musical, que se converteu no Conservatório Lavignac de Santos, em 1960. Formou-se em psicologia pela UniSantos, em 1976.




 
Título: A MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS
Autor: Adriana de Oliveira Ribeiro
Número de páginas: 284 páginas
Formato: 19 X 24 cm
ISBN 85-86434-29-9
 
Por: R$ 40.00
COMPRE JÁ!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2019 - Todos os direitos reservados.