Antropologia
  Assuntos gerais
  Biografias
  Comunicação
  Direito
  Ecologia
  Economia
  Educação
  Engenharia
  Física
  Gestão de negócios
  História
  Jornalismo
  Literatura
  Matemática
  Medicina
  Música
  Patrimônio histórico
  Pensamentos
  Psicologia
  Saúde
  Serviço social
  Sociologia
  Urbanismo
 
 
 
Associada à
CIRCUITO TURÍSTICO DOS FORTES (ESGOTADO)
   
Identidade cultural de cada fortaleza faz parte do nosso patrimônio histórico

O livro Circuito Turístico dos Fortes trata da história dos oito monumentos que compõe o sistema defensivo do Porto

O Circuito Turístico dos Fortes é uma proposta do Governo do Estado em parceria com diversas instituições, visando resgatar o patrimônio histórico da região e uma parte importante da História do Brasil.

O Sistema Defensivo do Porto de Santos representa um capítulo especial na história da região da Baixada Santista. Desde o Forte São João (1551), passando pelo ciclo do ouro e chegando ao progresso gerado pelo ciclo do café, o sistema de defesa colonial foi substituído por fortificações modernas, como a Fortaleza de Itaipu (1902) e o Forte dos Andradas (1942). O sistema tem oito fortificações remanescentes e conta com o primeiro e o último forte construídos no Brasil: São João (1551) e Andradas (1942).

A UniSantos, primeira universidade particular do Brasil a aceitar a tarefa de administrar uma fortificação histórica, cuida desde 1993, com muita atenção da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande e a transformou em um palco para a realização de eventos culturais, históricos, ambientais, comunitários e desportivos. A fortaleza tinha a missão de defender Santos e a região provinciana e foi substituída pela Fortaleza de Itaipu, no início do século XX.

A obra Circuito Turístico dos Fortes, do Prof. Dr. Elcio Rogério Secomandi, com fotografias inéditas, registradas pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Freddo, representa um passeio pelo roteiro turístico e histórico pelas oito fortificações ainda existentes na Baixada Santista.

O livro comprova a importância desses monumentos que valorizam e protegem tesouros históricos significativos para a descoberta da nossa própria identidade cultural. Para Secomandi esse livro resgata boa parte da nossa História.

Em edição trilingue (português, espanhol e inglês), os textos são acompanhados, além das fotos, por ilustrações e mapas indicando as posições de cada um dos monumentos, suas funções e o esquema tático de defesa. As pesquisas foram feitas no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e com apoio do seu diretor–técnico, Victor Hugo Mori, do IPHAN/SP, e no Arquivo Histórico do Exército, entre outras fontes.

Autor: Elcio Rogério Secomandi é coronel de Artilharia reformado, representa a Fundação Cultural Exército Brasileiro na Baixada Santista; é professor de Planejamento Estratégico e assessor para projetos Especiais da Universidade Católica de Santos.
Autor: Antônio Carlos Freddo é Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo, professor do Programa de Mestrado em Gestão de Negócios da Universidade Católica de Santos e entusiasta da arte fotográfica. Já realizou duas exposições fotográficas: Um Dia no Porto de Santos e Dolmens da Galícia.
 
Título: CIRCUITO TURÍSTICO DOS FORTES (ESGOTADO)
Autor: Élcio Rogério Secomandi & Antonio Carlos Freddo
Número de páginas: 80 páginas
Formato: 21 X 21 cm
ISBN 978858643431-0
 
ESGOTADO!
 
 
 
UNISANTOS - ©1997-2019 - Todos os direitos reservados.