Leia mais
São Paulo/SP: "Revitalização" da Vila Itororó - Moradores e moradoras são excluídos de projeto da prefeitura
Alemanha: Quadro de Spitzweg é furtado na Alemanha
Museu Nacional Rainha Sofia amplia seu espaço
Santos/SP: Acervo da Biblioteca Alberto Sousa passa por higienização
Belo Horizonte/MG: Pesquisa desvenda autor de obra sacra na Grande BH
Painel
Painel

 
São Paulo/SP: Lançamento novo site do Memorial do Imigrante
Memorial do Imigrante
fevereiro/2006
 


Agora, você poderá consultar on-line a lista de 985.183 nomes de imigrantes que vieram para o Estado de São Paulo, de 1882 até 1923, cujos registros de entrada estão no Memorial do Imigrante.

Apresentação do novo site do Memorial do Imigrante; dia 10 de fevereiro de 2006, às 11,00 horas, no auditório do Memorial do Imigrante.

O Memorial do Imigrante terá um novo site, a partir de 10 de fevereiro. Um projeto desenvolvido para melhor atender os usuários. Com novo design, arquitetura e tecnologia mais moderna, o site foi concebido para refletir de forma organizada as informações, de acordo com o organograma, a programação, os serviços e as atribuições do Memorial.

Atendendo a uma antiga reivindicação dos visitantes e usuários, a grande novidade do site será a disponibilização do banco de dados para consulta on-line de nomes, data, nacionalidade/etnia dos imigrantes que chegaram ao Estado de São Paulo e foram recebidos e registrados na antiga Hospedaria de Imigrantes, prédio que hoje abriga o Memorial.

O Memorial do Imigrante, antigo Museu da Imigração, é uma instituição museológica subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Além do seu importante acervo iconográfico, de objetos, depoimentos orais e documentos de Estado sobre a imigração em São Paulo, presta um serviço de utilidade pública de expedição de certidões de desembarque, documento que certifica a entrada do imigrante no Brasil, e necessário para a obtenção de dupla cidadania, passaportes, retificação de assento, sucessões hereditárias, entre outros.

A informatização dos registros continua em processo de digitalização e os 2.500.000 nomes, incluindo listas de bordo de navios, período de 1888 a 1978, estarão sendo disponibilizados no banco de dados em processo.

Além disso, você poderá ver alguns vídeos de depoimentos orais e imagens, num ângulo de 360º, de nossas salas expositivas.

Será oferecido um Brunch. Solicitamos confirmar presença no e-mail até o dia 8 de fevereiro.

Mais informações com Silmara pelo fone (11) 6694-1474 ou pelo e-mail: .

Atenciosamente,
Memorial do Imigrante





"As cores do Mundo estão aqui !!!"