Leia mais
Rio Branco/AC: Daime é patrimônio histórico e cultural
Pequim gastará US$ 30 mi ao ano em proteção a monumentos
São Paulo/SP: 'Castelinho' da Avenida Brigadeiro é restaurado e espera aluguel
Arqueologia: Burocracia ameaça sítio arqueológico do Patacho
Museu da Pesca: Tubarão Mega Mouth, Falsa Orca e Cursos de Taxidermia
Painel
Painel

 
Cidade recebe bondes portugueses
Prefeitura Municipal de Santos
setembro/2005
 
A Prefeitura recebeu na manhã dessa terça-feira (20) os três bondes portugueses doados pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, em solenidade realizada no Terminal da Rodrimar (cais do Saboó). Apontados como indutores ao desenvolvimento turístico e social da cidade, os veículos são os primeiros exemplares estrangeiros do Museu Vivo do Bonde que a Administração Municipal planeja criar em Santos.

Um representante da Prefeitura falou sobre o significado dos bondes na consolidação do patrimônio histórico como ferramenta para o desenvolvimento turístico e social da cidade, informando ainda que estão sendo procurados exemplares em outros países para o acervo do futuro museu.

Também foram lembrados os projetos dos armazéns do Valongo e do Teatro Guarany, a finalização do Coliseu e a ampliação da linha do bonde, visando atrair mais turistas e riqueza para a cidade. Cerca de 400 mil pessoas já passearam pela linha turística desde a sua inauguração, em 2000, levando empresários a investirem na recuperação dos imóveis ao longo do trajeto.

Os três bondes serão recuperados nas oficinas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), responsável pela restauração dos exemplares que atualmente circulam pela cidade. Conforme acordo da Prefeitura com os doadores portugueses, as características originais dos veículos serão mantidas, inclusive a numeração (137, 171 e 193). Eles também divulgarão atrativos turísticos da Cidade do Porto.

O vice-cônsul de Portugal, Rogério dos Santos Vieira, falou sobre a felicidade da comunidade lusitana ao saber da doação dos bondes. "Serão um pouco de Portugal circulando aqui em Santos."

PARCERIA
A cerimônia contou com a presença dos empresários que viabilizaram a vinda dos veículos para a cidade: José Roque, da Hamburg Süd – Aliança; Flávio Rodrigues e Francisco Megale, da Rodrimar; João Menano, da Orey-Alemoa; Emídio Mendes, do Riviera Group; Geraldo Pierotti; João Mexia Santos, do Meliá Palácio Lousã; advogado Roberto Mehanna Khamis.

Também colaboraram o Grupo A Tribuna e o consultor ferroviário Bernardo Stille. Participaram representantes da CET e das secretarias municipais de Turismo e Governo.

EXPOSIÇÃO
Um dos três bondes ficará em exposição defronte à Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, Centro). Caso o desembaraço alfandegário ocorra até esta quinta-feira (22), o veículo ficará exposto entre sexta-feira (23) e o dia 2 de outubro.

FONTE: Website Oficial da Prefeitura Municipal de Santos