Universidade

Heráldica do Brasão da Universidade

heraldicaO brasão da Universidade Católica de Santos foi idealizado em 1955, pelo diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, monsenhor Primo Vieira, e elaborado por um grupo de alunos.

Na descrição heráldica, o brasão é apresentado como um escudo em moldura dourada sobre campo branco, contendo caravela em ouro sob céu azul claro, num mar azul escuro, iluminada pelos raios de uma cruz dourada. Circundam o emblema ramos de café em verde e tochas douradas com pontas vermelhas.

O fundo branco simboliza clareza e disponibilidade para o saber. A cruz lembra a identidade cristã da Universidade, e a caravela, a vocação marítima de Santos. Os ramos de café representam a natureza e a chama da tocha indica a luz do conhecimento. Para completar, está gravado em latim o lema “Ampliando os Espaços da Verdade”.