Prédio dos Laboratórios – 1º Andar

Estufa
• Local reservado à secagem de material vegetal.
Cursos: Ciências Biológicas; Farmácia; Engenharia Ambiental

Herbário
• Espaço localizado dentro do Laboratório de Botânica. Possui um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, e que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo.
Curso: Ciências Biológicas

Laboratório de Artes Visuais (Lavucs)
• Espaço destinado às práticas criativas nas artes visuais em todas as áreas da arte, estética e cultura contemporâneas.
• Aprofunda a integração com outros cursos da Universidade e permite a elaboração de cursos de extensão com foco nas áreas de conhecimento.
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Botânica e Paisagismo
• Dá suporte às aulas da área de Botânica, ou seja ão estudadas caracterizações da estrutura celular vegetal, inclusões orgânicas e inorgânicas celulares.
• Nele, são realizadas atividades envolvendo a demonstração das estruturas anatômicas de células, tecidos e órgãos vegetais, por meio da microscopia óptica, análise morfológica de plantas de interesse medicinal, classificação e identificação de espécies medicinais e preparação de exsicatas.
• Também são realizados nesse espaço estudos dos processos fisiológicos de germinação, transporte de água nas plantas, fotossíntese e bioensaios com hormônios vegetais.
Curso: Ciências Biológicas; Farmácia; Engenharia Ambiental; Arquitetura e Urbanismo

Laboratório de Ecologia
• Dá suporte às disciplina de Zoologia e Ecologia
• Local onde se articula teoria e prática, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem e permitindo contato com animais invertebrados, cujas estruturas internas e externas podem ser visualizadas.
Cursos: Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental

Laboratório de Enfermagem
• Dá suporte às disciplinas do Curso de Enfermagem e aos cursos de Especialização.
• O laboratório simula uma enfermaria com leitos e manequins, onde os alunos aprendam as técnicas de enfermagem e desenvolvem destreza e habilidades técnicas nas diversas áreas de assistência.
• Local de procedimentos realizados e supervisionados por docentes enfermeiros.
Curso: Enfermagem

Laboratório de Farmacologia
 Dá suporte às disciplinas de Fisiologia e Farmacologia.
Curso: Farmácia

Laboratório de Fisiologia
• Dá suporte às disciplinas de Fisiologia e Farmacologia.
Curso: Farmácia; Ciências Biológicas

Laboratório de Microbiologia
• Dá suporte às aulas de Microbiologia e Imunologia no Curso de Ciências Biológicas e nos da área da Saúde.
• Nesse espaço, os alunos aprendem os métodos de assepsia na preparação de meios de cultura e diversas colorações para diagnósticos bacteriológicos.
Cursos: Ciências Biológicas; Enfermagem; Farmácia; Gastronomia; Nutrição

Laboratório de Parasitologia
• Dá suporte às aulas de Parasitologia.
• Os alunos realizam estudos sobre helmintos, protozoários e ectoparasitos, as doenças causadas por eles e os vetores que os transmitem.
• Espaço para confecção, análise e leitura de lâminas semipermanentes e permanentes de vários organismos.
Cursos: Ciências Biológicas, Farmácia; Engenharia Ambiental; Enfermagem

Laboratório de Zoologia
• Dá suporte às disciplina de Zoologia e Ecologia
Cursos: Ciências Biológicas; Engenharia Ambiental

Laboratórios de Microscopia 1 e 2
• Três espaços que dão suporte às aulas práticas de diversas disciplinas que dependam da utilização de microscópios ópticos, como Histologia, Biologia Geral, Biologia Celular, Morfologia Vegetal, Farmacobotânica, Morfologia Animal, Parasitologia e Microbiologia.
Cursos: Ciências Biológicas; Farmácia; Nutrição; Engenharia Ambiental; Enfermagem

Laboratório de Análises Clínicas
Cursos: Farmácia; Engenharia Ambiental; Ciências Biológicas