Pesquisa

Projetos de Extensão

PIBID
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), do Governo Federal, é gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que contribui para a valorização do magistério elevando a qualidade da formação inicial de professores e promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica com a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública.

Atualmente, participam do Pibid 195 Instituições de Educação Superior de todo o País, que desenvolvem 288 projetos de iniciação à docência em aproximadamente 4 mil escolas públicas de educação básica. Dentre estes projetos, destaca-se o da UniSantos, que foi aprovado integralmente pelo Edital Capes no 11/2012. O projeto Pibid 2012 UniSantos abarca sete subprojetos nas áreas das licenciaturas de Ciências, Filosofia, História, Língua Estrangeira – Inglês, Matemática, Pedagogia e Português, distribuídos em cinco Unidades Municipais de Educação (UME) da Cidade de Santos, sendo elas: Ayrton Senna da Silva, Florestan Fernandes, Mário de Almeida Alcântara, Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro.

O total é de 2.845 atendimentos. O projeto financia o trabalho de 157 bolsistas, sendo 129 alunos das licenciaturas, 19 professores da rede municipal de Santos no papel de supervisores escolares e 9 docentes da UniSantos como coordenadores. Os investimentos destinados por conta da parceria da Capes com a UniSantos ultrapassam R$ 1 milhão para um ano de projeto.

Faça o download dos projetos do Pibid

PARFOR
O Centro de Ciências da Educação e Comunicação participa desde 2010,  pela Plataforma Freire, do Programa Emergencial de Formação de Professores, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Centro oferece turmas de 1ª Licenciatura em Pedagogia e conta atualmente com seis turmas nos diferentes períodos para atender à demanda da Região.

A Plataforma Freire foi criada pelo Ministério da Educação, com o objetivo de se tornar uma porta de entrada nas instituições públicas de ensino superior, para os professores da educação básica pública no exercício do magistério. Com esse mesmo objetivo, coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da rede de Educação Básica.


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