Workshop prepara alunos da UNISANTOS para intercâmbio na Europa e México

INTERCAMBIO-ALUNOS
Alunos vão para universidades conveniadas

Mais nove alunos da UNISANTOS, dos cursos de Direito, Jornalismo e Relações Internacionais, estão arrumando as malas para a realização de intercâmbio no início de 2015. Buscando aprimorar a formação acadêmica, conhecer outras culturas e enriquecer o currículo, seis alunos vão para a Universidade de Coimbra (Portugal), dois para a Universidad La Salle (México) e uma para a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

INTERCAMBIO-FABIANA
Fabianna Santos

Antes do embarque, que deve acontecer em janeiro de 2015, os alunos participaram do II Workshop de Mobilidade Acadêmica, promovido pela Assessoria de Relações Institucionais, no dia 24 de novembro, no Campus Dom Idílio José Soares. O objetivo do evento foi promover a integração entre os intercambistas e esclarecer dúvidas, inclusive com o relato de outros alunos da universidade que já viveram a experiência do intercâmbio. Ao final da atividade os alunos receberam um kit da instituição (camiseta, moleskine, button, pen-drive com vídeos institucionais da UNISANTOS e folders).

EXPECTATIVA – Para Fabianna Souza de Mambro Santos, aluna do 4º semestre da Faculdade de Direito, a experiência em Portugal será muito importante para a vida pessoal e profissional. Ela conta que escolheu a Universidade de Coimbra por conta do histórico da instituição e acredita que a vivência na Europa será um grande diferencial para o seu futuro. “Espero expandir culturalmente, conhecer novas pessoas, novas perspectivas de mundo e crescer como pessoa. Acho que lá na frente, no mercado, terei uma vantagem diante dos concorrentes”, analisa.

INTERCAMBIO-ALEXIA
Aléxia Simone

Cursando o 2º semestre de Relações Internacionais, Aléxia Costa Simone foi uma das aprovadas no Programa Santander Universidade Bolsas Ibero-Americanas e irá para a Universidade de La Salle. Além do diferencial no currículo, Alexia espera um grande crescimento pessoal proporcionado pela vivência em outra cultura e longe da família. “Acho que é uma oportunidade única, pois sem esse auxílio eu não teria possibilidade de ir”, explica.

INTERCAMBIOA-ISABELA
Isabela Raimundo

Aluna do 4º semestre de Jornalismo, Isabela Oliveira Raimundo foi mais uma selecionada pelo Programa Bolsas Ibero-Americanas. Ela vê a oportunidade de estudar no exterior como um grande diferencial na sua futura carreira e conta que a grade curricular da Universidade de Compostela é bastante semelhante ao curículo da UNISANTOS, o que vai permitir convalidar praticamente todas as disciplinas. “Acho que expandir a visão de mundo é muito importante para um jornalista. Isso vai engrandecer muito a minha carreira”, comenta.

Isabela esteve no encontro acompanhada da mãe, Márcia Oliveira, que destacou a importância deste convênio para o futuro da filha. “Estou muito feliz e acho que essa oportunidade vai ser muito valiosa. Ela está na idade correta de realizar esse intercâmbio e tenho certeza que será muito bom, tanto para a vida como para a carreira dela”, revela Márcia.

BOLSA – O Programa Santander Universidade Bolsas Ibero-Americanas, realizado em parceria com a UNISANTOS, busca estimular os alunos de graduação a participarem de intercâmbios internacionais. Os aprovados no processo seletivo, realizado na UNISANTOS, recebem bolsa para permanência no exterior por até seis meses.