UNISANTOS sedia capacitação para ‘Coalizões Comunitárias’ antidrogas

cadca
Autoridades participam da
cerimônia de abertura do programa

Com o objetivo de proporcionar treinamento, assistência técnica e oferecer recursos para auxiliar estratégias de coalizões comunitárias no combate ao uso de drogas, a UNISANTOS está sendo sede do Programa Internacional de Coalizões Comunitárias Antidrogas de Santos, que será realizado em seis capacitações, no Campus Dom Idílio José Soares, pela Prefeitura de Santos, em parceria com a Comunidade de Coalizões Anti-Drogas da América (CADCA).

Durante a abertura do programa, que antecedeu a aula inaugural, ontem (18), o vice-presidente da CADCA, Eduardo Hernández Alarcón destacou que Santos foi escolhida para o desenvolvimento do projeto por conta do engajamento da comunidade com está questão. “Santos faz parte do projeto porque existem muitas lideranças trabalhando na prevenção, existe uma sociedade organizada em fazer um trabalho de prevenção”, destacou.

O reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite, participou da cerimônia de abertura e lembrou do compromisso da Universidade com o enfrentamento do combate às drogas e à violência. “Grande parte, se não todo o caminho possível para o enfrentamento das drogas e da violência estão associadas à falta da educação, da saúde e outras seguranças sociais. Agradecemos àqueles que confiam em nossa organização para realização deste projeto”.

cadca2
Vice-presidente do CADCA ministra
aula para turma de 80 agentes

Coordenador do Comitê Gestor Municipal de Políticas sobre Drogas e vice-prefeito de Santos, Eustázio Alves Pereira Filho disse que a instalação do projeto é mais um importante passo para o enfrentamento desta problemática. “Hoje estamos iniciando uma trajetória cujo os frutos virão nas próximas décadas, com mudanças que a sociedade precisa para que as crianças e jovens cresçam de uma forma mais saudável”, salientou.

Além das aulas dos dias 17 e 18 de novembro, os 80 agentes multiplicadores retornarão ao Campus Dom Idílio José Soares, nos dias 8 e 9 de dezembro e 23 e 24 de fevereiro e 2015, para a continuidade do programa.

Também estiveram na mesa, durante a cerimônia de abertura, o coordenador estadual de políticas sobre drogas da Secretaria de Estado da Justiça, Mário Sérgio Sobrinho; a presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, professora da UNISANTOS, Maria Tereza Di Spagna Lozano; e o secretário municipal de Segurança, coronel Sérgio Del Bel Júnior.