UNISANTOS participa de evento sobre formação educacional para refugiadas

prof-fernanda
Professora Fernanda Frinhani durante apresentação sobre a bolsa refugiado oferecida pela Católica de Santos

Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS, a professora doutora Fernanda de Magalhães Dias Frinhani participou de evento do projeto Empoderando Refugiadas, no dia 11 de maio, em São Paulo. Ele reuniu 20 refugiadas da Síria, República Democrática do Congo, Colômbia, Nigéria e Moçambique, com o objetivo de apresentar oportunidades de formação educacional. Na Católica de Santos, as pessoas em situação de refúgio têm a possibilidade de obter a bolsa integral de estudos para refugiados residentes no Brasil.

 

Durante o evento, a professora falou sobre o processo seletivo na UNISANTOS para obtenção da bolsa refugiado, concedida desde 2012 aos refugiados que têm documento expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE, vinculado ao Ministério da Justiça. A iniciativa integra as ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

 

O Empoderamento Refugiadas é coordenado pela Rede Brasil do Pacto Global, por meio do Grupo Temático de Direito Humanos e Trabalho, em uma iniciativa conjunta com o ACNUR e a ONU Mulheres.

 

CÁTEDRA – Com a instalação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, em 2007, a segunda no País, a UNISANTOS passou a integrar a rede latino-americana de instituições que trabalham em prol do Direito Internacional dos Refugiados. Em 2005, a Universidade já estava envolvida com estas questões, pois realizou o seminário 60 anos da ONU. E em 2006, já incluía no currículo do Programa de Mestrado em Direito a disciplina Direito Internacional dos Refugiados. Posteriormente ela também era oferecida no Programa de Doutorado, juntamente com a disciplina Direito Humanos.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!