UNISANTOS integra Comitê da Baixada Santista de Combate à Corrupção Eleitoral

semana-cidadania (2)
Representantes das instituições integrantes do comitê de combate à corrupção eleitoral

A UNISANTOS integra o Comitê da Baixada Santista de Combate à Corrupção Eleitoral (Lei 9840/99), em parceria com a Diocese de Santos, Fórum da Cidadania, Centro de Direitos Humano “Irmã Maria Dolores”, Movimento Voto Consciente, OAB-Santos e Promotoria de Justiça Comunitária de Santos.   A instalação pública ocorreu no último dia 8, durante o encerramento da 1ª Semana da Cidadania de Santos, no Campus Dom Idílio José Soares, e marcou o início do trabalho que visa orientar a população para o voto consciente e denunciar abusos cometidos durante as campanhas eleitorais de 1º e 2º turnos na região.

O Comitê irá realizar ações nas escolas de Ensino Médio da Baixada Santista e atenderá a população em geral na Estação da Cidadania (Avenida Ana Costa, 340), de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 20h30. O grupo também se prepara para organização de um debate com os prefeituráveis de Santos, agendado para o dia 1 de setembro.

semana-cidadania (4)
Mesa de abertura do evento

SEMANA – A 1ª Semana da Cidade de Santos, organizada pela Pastoral da Cidadania da Diocese de Santos, contou na abertura, no dia 6, com a mesa-redonda “Cidadania e Meio Ambiente – Impactos do aquecimento global na Baixada Santista”, com a ex-coordenadora regional do Ibama, Ingrid Furlan, e com a doutora em Direito Ambiental Internacional pela UNISANTOS, a professora Fernanda Britto Neves.

A mesa de abertura contou com as presenças do chanceler e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa; do reitor da UNISANTOS, professor mestre Marcos Medina Leite; da ex-reitora da UNISANTOS, professora emérita Maria Helena de Almeida Lambert; e do representante da Pastoral da Cidadania, Thiago Mancha.  Alunos do curso de música, acompanhados pelo maestro Beto Lopes, apresentaram composições musicais próprias. Jonas Roberto e Jonatas Oliveira apresentaram “Dear Luna”; e Filipe Venâncio, Victor Emanuel e Leandro Barros apresentaram “Caiçara”.

semana-cidadania (1)
Alunos do Curso de Música apresentam composições inéditas
semana-cidadania (3)
Coral do Sindicato dos Bancários encerra o evento no dia 8

No dia 7, a palestra “Juventude e Participação Popular” contou com a participação do assessor do Instituto Paulista de Juventude, professor mestre Renato Souza Almeida, do representante do Movimento Luan Vive, Noah Oshiro; do vice-presidente regional da União Paulista dos Estudantes Secundaristas, Isaac Santos, e do representante do Educafro, Eduardo Júlio.

No encerramento do evento, o coordenador do Fórum da Cidadania de Santos, o sociólogo Célio Nori, abordou o tema “A Participação da Sociedade Civil na Defesa da Democracia”. O coral do Sindicato dos Bancários abriu a noite com a apresentação de clássicos da MPB.