UNISANTOS é credenciada pelo CNPq para importação de bens de pesquisa

IPECIA UNISANTOS está credenciada junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologia (CNPq) para importar máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, isentos dos impostos de importação, de produtos industrializados e do adicional ao frete para renovação da marinha mercante, além de ficar dispensada do exame de similaridade e de controles prévios ao despacho aduaneiro. A certificação é exclusiva para entidades sem fins lucrativos, ativas no fomento, coordenação ou execução de programas de pesquisa científica ou tecnológica.

O certificado, que tem validade por cinco anos, é concedido após análise e parecer favorável do Comitê Consultivo, formado por membros da comunidade científica de diversas áreas do conhecimento. O credenciamento CNPq nº 900.0332/1992 concede os benefícios previstos na Lei nº 8.010, de 29 de março de 1990, alterada pelo Lei nº 10.964, de 28 de outubro de 2004.

Diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS, a professora doutora Adriana Florentino de Souza considera que a certificação é um reconhecimento da Universidade como uma instituição de pesquisa. “Conseguimos o credenciamento em um momento muito oportuno, em que vários projetos aprovados com recursos de órgãos públicos possibilitam a aquisição de novos equipamentos para pesquisa”, declara.