UNISANTOS é contemplada com bolsas de iniciação tecnológica e inovação

240x160xipeci-pibiti.jpg.pagespeed.ic.Gr5waG5pbt
Gabriela Martins e Magner Pessoa

A UNISANTOS é parceira do CNPq em mais uma iniciativa de fomento à pesquisa. Dessa vez, o estímulo é voltado para os jovens que buscam o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Trata-se do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), do qual a instituição já conta com três pesquisas aprovadas de alunos dos cursos de Química Tecnológica e Engenharia de Produção.

Sob a orientação da professora doutora Mariangela de Burgos Martins de Azevedo, os alunos de Química Tecnológica, Magner Pessoa da Silva e Gabriela Martins de Araújo, dedicam-se, respectivamente, às pesquisas Desenvolvimento de Sistemas Micro e Nanoestruturados aplicados à Radiofármaco e Preparação e caracterização de micropartículas de polímeros biodegradáveis para aplicação em Radiofármacos. Com a orientação do professor, mestre em Engenharia de Aeronaves, Silvio Venturini Neto, a aluna de Engenharia de Produção, Thais Almeida Ribeiro de Castro realiza o estudo Junções aeronáuticas em liga de AI 7050 unidas mecanicamente.

Em busca do desenvolvimento de sistemas micro e nanoestruturados, aplicados à radiofármaco, Magner e Gabriela querem contribuir para o tratamento de pacientes portadores de tumores hepáticos. “Estou feliz pela seleção, ainda mais nessa área de nanotecnologia que é desconhecida por muitos. Essa é uma oportunidade excelente”, diz Gabriela.

Para Magner, receber a bolsa é uma grande honra e a oportunidade para aprender muito. “A gente fica mais inteligente quando desenvolve um projeto. A UNISANTOS foi uma escolha certa. Aqui tem ambiente adequado para a pesquisa e um ensino de qualidade”, enfatiza.