Trabalhos de Conclusão de Curso de diferentes áreas são premiados

TCCs
Primeiros colocados de cada curso durante cerimônia de premiação

O encerramento das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde da UNISANTOS, foi marcado pela cerimônia de premiação, no dia 7 de dezembro, dos três melhores projetos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Relações Internacionais. No total, 21 trabalhos foram destaques, sendo que o primeiro colocado de cada curso, além de certificado, recebeu obras literárias doadas pela Editora Universitária Leopoldianum e pelas editoras Cengage Learning, Grupo Gen Pearson Education e Saraiva, que apoiam o evento.

Em Administração, o grande vencedor foi o trabalho “O ombudsman e a contribuição das ouvidorias no processo de comunicação organizacional das empresas”, de autoria dos alunos Rafaela Pereira de Sousa, Ray santos de Matos e Suzane Cristina Lopes de Barros, orientado pela professora mestre Zahra Adnan Kabbara de Queiroz. Já em Ciências Contábeis, conquistou o primeiro lugar o projeto “O impacto da não correção monetária das demonstrações contábeis”, de André Marciano Queiroz, Andrews Palomares e Fabiana Gomes Carli, orientado pela professora mestre Luciana Parreira Pinheiro Pereira.

No curso de Enfermagem, o vencedor foi “Explorando a interface entre a música e o processo saúde-doença-cuidado no âmbito da saúde infantil”, de Carolina de Oliveira Bazo, Cibele Regina de Oliveira e Dandara de Oliveira Rodrigues Arantes, orientado pela professora doutora Carolina Luísa Alves Barbieri. Já em Farmácia, o destaque ficou com “Atividade antimicrobiana de méis de duas espécies de abelhas brasileiras”, de autoria das alunas do período da manhã, Kaylani Angerami Ramos de Almeida e Larissa Rocha Tiso, sob a orientação do professor doutor Tulio Nakazato da Cunha. Do período da noite, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Avaliação da concentração de metais pesados e os possíveis impactos à saúde humana com o consumo de mexilhão (mytella charruana) comercializado no distrito de Barra Seca, litoral do Espírito Santo, Brasil”, dos alunos Arthur Gracino da Silva, Isabella Dutra da Silva e Ludimila Mathias, do professor mestre Fabrício dos Santos Cirino.

O vencedor em Nutrição foi o projeto “Viabilidade de bactérias probióticas ao herbicida glifosato”, das alunas Caroline Carneiro Silva e Fiamma Aguiar Menezes dos Santos, sob orientação da professora doutora Elizabete Lourenço da Costa. Em Relações Internacionais, o primeiro lugar ficou com o trabalho “Perseguição e refúgio LGBTI: a lei russa de censura às formas ‘não tradicionais’ de relação”, de Victor Augusto Mendes, sob orientação da professora mestre Patrícia Cristina Vasques de Souza Gorisch.