Receita “Surpresa de Banana” é a vencedora do Concurso de Culinária Caiçara

supervisão de alunos de Gastronomia
Surpresa de Banana superou
outras seis receitas

“Surpresa de Banana”. Essa foi a receita vencedora do Concurso de Culinária Caiçara, realizado pelos cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS em parceria com a Secretaria de Educação de Santos. A etapa final foi realizada no dia 17 de junho, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, e reuniu sete alunos da Escola Municipal Rural Monte Cabrão, que foram auxiliados por alunos da Universidade.

Para Anderson da Silva Saraiva de Pádua, aluno do 5º ano responsável pela elaboração e apresentação da Surpresa de Banana, a atividade foi bastante interessante e divertida. Ele explica que aprendeu a receita com a sua avó e revela que o doce é uma das suas sobremesas preferidas. As receitas do Pirão de Búzios e do Bagre com Chuchu, criadas por Lilian Britez Pereira da Silva e Isadora Carolina Santana da Silva (6º ano), conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Para a secretária adjunta de educação de Santos, Audrey Kleys, o evento atingiu seu principal objetivo, que era valorizar a tradição dos pratos típicos caiçaras e integrar a comunidade com a cultura regional. “Queríamos que as crianças conhecessem ainda mais a cultura do local onde vivem. Eles têm uma cultura caiçara, cultivam isso, mas com a era da tecnologia nos preocupamos se essa cultura está sendo trabalhada com a parte pedagógica e tecnológica”, explica.

DSCF9727ok
Concurso foi realizado no Laboratório de Gastronomia e Nutrição

A secretária adjunta ainda destacou a importância da parceria com a UNISANTOS para a realização do evento. “Sem a parceria com a UNISANTOS nada disso seria possível. As crianças puderam explorar e conhecer um mundo de oportunidades e também trouxeram um pouco da cultura deles. Foi uma parceria rica e espero que ela continue, que outros concursos venham, e que outras crianças possam vivenciar esse momento”, destacou.

CONCURSO – Sete receitas foram selecionadas, durante a Semana da Cultura Caiçara, que aconteceu entre os dias 15 e 21 de março, e classificadas para a etapa final. Elas foram apresentadas pelos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rural Monte Cabrão, localizada na área continental de Santos.

Jurados avaliam receita após apresentação

A melhor receita foi escolhida pela comissão julgadora formada pelos seguintes componentes: Chef Andre Ahan, proprietário do restaurante Guaiaó, em Santos; nutricionista Letícia Guidugli, coordenadora do Serviço de Nutrição do Sesc/Bertioga; Audrey Kleys, secretária adjunta de educação; professor Cláudio José dos Santos, coordenador do Projeto Cultural da UNISANTOS, e professora Marly Saba Moreira, coordenadora do curso de Pedagogia da UNISANTOS.

RECEITAS – “Peixe com banana verde”, de Hayslan Costa Barreto Dias (8º ano); “Bolinho de camarão caiçara”, de Franciele Santos da Silva (6º ano); “Bagre com chuchu”, de Isadora Carolina Santana da Silva (6º ano); “Surpresa de banana”, de Anderson da Silva Saraiva de Pádua (5º ano); “Farofa de ovo com banana”, de Maria Vitória Carneiro Salles (4º ano); “Camarão com pimentão e cebola”, de Maicon Farias de Oliveira (4º ano); e “Pirão de Búzios”, de Lilian Britez Pereira da Silva.