Sindicato dos Jornalistas promove I Concurso de Fotojornalismo Universitário

A Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realiza o I Concurso de Fotojornalismo Universitário, com o objetivo de estimular os alunos do curso de Jornalismo da Baixada Santista à prática e o conhecimento técnico da fotografia voltada à construção da notícia.

Abordando o tema Contrastes sociais da Baixada Santista, os alunos regularmente matriculados podem participar com até três fotos no tamanho 20 por 28 centímetros, entregues até o dia 30 de novembro, na sede da Regional do Sindicato (Rua Martim Afonso, 101, 6&ordm, andar – Santos), com uma carta de apresentação do professor responsável pelo curso.

Com o apoio da Foto Louzada, o Concurso selecionará 20 fotos, que farão parte de exposição na sede da Regional. As três primeiras colocadas receberão prêmios especiais.

Confira abaixo o regulamento do Concurso:

I Concurso de Fotojornalismo Universitário

“Contrastes sociais da Baixada Santista”

A Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lança neste ano de 2009 o I Concurso de Fotojornalismo Universitário “Contrastes sociais da Baixada Santista”. O objetivo é estimular alunos das três faculdades de Jornalismo existentes na região a aprimorarem conhecimento e técnica na área da fotografia voltada à construção da notícia. O evento conta com patrocínio da Foto Louzada.

Regulamento:

1 – O concurso é aberto a alunos matriculados regularmente em cursos superiores de jornalismo das universidades da Baixada Santista (Universidade Católica de Santos, Universidade Santa Cecília e Centro Universitário Monte Serrat), sendo exigida a entrega de uma carta de apresentação de professor responsável pelo curso, no ato da inscrição.

2 – As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro de 2009, na sede da Regional do SJSP, que fica na Rua Martim Afonso, 101, 6&ordm, andar, no Centro, em Santos.

3 – Cada aluno poderá participar com até três fotos, em cor ou Preto e Branco, feitas com equipamento analógico ou digital e ampliadas em 20 por 28 centímetros. O material deverá ser entregue no ato da inscrição, dentro de um envelope com a(s) imagem(ns), escrito no verso de cada uma apenas o respectivo título, e uma folha separada contendo o nome completo, ano/semestre e faculdade do aluno autor, bem como a cópia da carta de apresentação do professor responsável pelo curso.

4 – A Comissão Julgadora será formada por dois representantes do SJSP, um de cada universidade e outro da empresa patrocinadora, a Foto Louzada, não tendo acesso ao nome dos autores das imagens antes da decisão, sendo cada fotografia identificada por um número a ser cadastrado pela Comissão Organizadora do SJSP.

5 – Fotos digitais manipuladas em Photoshop ou qualquer outro programa de edição de imagens serão desclassificadas automaticamente.

6 – As 20 fotos classificadas receberão certificados assinados por representantes do SJSP e das três universidades, e farão parte de uma exposição a ser realizada na sede da Regional do SJPSP, entre os dias 11 de dezembro de 2009 e 29 de janeiro de 2010, podendo ainda integrar exposições itinerantes posteriores.

7 – As 20 fotos classificadas serão divulgadas no dia 1&ordm, de dezembro, sendo as três primeiras colocadas reveladas apenas na abertura da exposição, em 11 de dezembro, quando ocorrerá a entrega dos prêmios, pelas mãos de um representante da empresa patrocinadora, Foto Louzada.

8 – O primeiro colocado receberá um p&ocirc,ster em 50 X 75 cm com moldura da imagem campeã e um vale-compras da Foto Louzada. O segundo e o terceiro colocados levarão vale-compras da empresa patrocinadora.

9 – Não caberá recurso à decisão da Comissão Julgadora.

10 – Ao se inscrever, o aluno assume as responsabilidades cabíveis, caso não seja o autor da foto inscrita, bem como autoriza a utilização da mesma pelo SJSP em qualquer meio, sendo atribuído o devido crédito.

………………………………………………………………………………………………………………………………………

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:                                                                                                 Idade:

Instituição:                                           Ano/Semestre:                    E-mail:

Título do material:

Foto1 –

Foto 2 –

Foto 3 –

Li e concordo com os termos do Regulamento do I Concurso de Fotojornalismo Universitário “Contrastes sociais da Baixada Santista”.

Santos, _____ / 11 / 2009,

________________________________________________