Restaurante-Escola celebra 150 anos da Estação Valongo com cardápio especial

restaurante
Decoração do restaurante remete a época de criação da estrada de ferro

O restaurante-escola “Estação Bistrô”, fruto de parceria entre a UNISANTOS e a Prefeitura Municipal de Santos, participa das comemorações dos 150 anos da inauguração da São Paulo Railway, na quinta-feira (16), com um cardápio especial de influência inglesa. Localizado na antiga estação que faz parte da primeira estrada de ferro paulista, que ligava o planalto paulista ao litoral, o restaurante tem a decoração inspirada na época em que o espaço era um marco importante para o desenvolvimento da região.

O menu dedicado ao evento terá como sugestão do chef o prato Fish and chips (peixe empanado e frito acompanhado de batatas fritas). Já a opção cardápio especial será Sunday Roast (rosbife bovino ao molho de vinho com pudim yorkshire e legumes tostados). A sobremesa será Banoffee Pie (torta de banana com doce de leite). O restaurante abrirá às 12 horas.

Além dos pratos diferenciados, exposições, apresentações artísticas e passeios marcam a comemoração. A programação começa às 11 horas, com a entrega da restauração do relógio da Estação do Valongo, a abertura da exposição de ferromodelismo (Museu Pelé) e a realização de performances artísticas (circo, teatro e música), tendo como mestre de cerimônia o ator Marcos Frota. (Clique aqui para ver a programação completa).

valongo
Programação acontece na
região da Estação Valongo

HISTÓRIA – A ferrovia foi construída graças à ousadia de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. Em 1856, ele obteve a concessão do Governo Imperial para construir a estrada de ferro, mas enfrentou graves problemas financeiros e passou a atribuição para São Paulo Railway, empresa inglesa que administrou a estrada até 1947. A linha destinava-se ao transporte dos produtos que seriam exportados pelo Porto de Santos, principalmente o café proveniente do Interior.

PROJETO – Inaugurado em 2012, o Estação Bistrô é um projeto realizado em parceria pela UNISANTOS e pela Prefeitura Municipal de Santos e tem o objetivo de qualificar jovens em condições de vulnerabilidade social. Além de administrar o espaço, a UNISANTOS atua na capacitação dos jovens e proporciona campo de estágio para os alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição.