20 de abril de 2017 - Por: Departamento de Imprensa Católica de Santos

Briquedoteca

Alunas da ABBri tiveram oportunidade
de aula prática na UNISANTOS

Com objetivo de capacitar e proporcionar uma experiência prática, a Universidade Católica de Santos recebeu na Brinquedoteca e Midiateca “Profa Júlia Sérgio”, no último dia 8, 30 alunas do curso de Brinquedista da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri), em parceria com a Rede Sementeira. Espaço de formação para estudantes do curso de Pedagogia e extensão à comunidade, a brinquedoteca da UNISANTOS foi uma oportunidade de aula prática ao grupo.

Briquedoteca3

Brinquedoteca possui espaços
setorizados para diferentes dinâmicas

Representante da ABBri, a professora Helen Pereira Quintela explicou que a brinquedista possui a função de organizar e mediar o espaço das brinquedotecas. Para o encerramento do curso, pensou-se em uma atividade que sensibilizasse as alunas, por isso optou-se pela vivência na brinquedoteca da UNISANTOS, na qual foi possível explorar e analisar as características do espaço.

Briquedoteca2

Brinquedoteca é também espaço de
formação para estudantes de Pedagogia

Segundo Helen, a Brinquedoteca e Midiateca “Profa Júlia Sérgio” é um espaço adequado e segue os padrões das brinquedotecas. Em visita anterior, a professora levantou aspectos como segurança, qualidade dos brinquedos, móveis, acessibilidade e a localização térrea e, com base nisso, gostou do espaço e decidiu usá-lo como exemplo no curso. As alunas também aprenderam sobre higienização dos brinquedos, conhecendo o local próximo à brinquedoteca no qual esse trabalho é realizado.

Quem aproveitou a oportunidade foi a terapeuta ocupacional Ana Luiza Oliveira Falcão de Almeira. Participando do curso para reformular e melhorar a brinquedoteca da instituição em que trabalha, ela elogiou a brinquedoteca e destacou que a visita técnica contribuiu para a formação, à medida que foi possível identificar no espaço aquilo apreendido durante o curso. Ressaltou, ainda, que o espaço e os brinquedos são adequados e setorizados para cada objetivo, como arte, fantasia e leitura.