Rede Nossa Santos promove diálogo sobre planejamento e desenho urbano

Rede-Arquitetura
Evento acontece no auditório do curso de Arquitetura e Urbanismo

Com a mesa-redonda “Planejamento e Desenho Urbano”, a REDE NOSSA SANTOS SUSTENTÁVEL  inicia, na terça-feira (8), às 19 horas, uma série de diálogos públicos interativos. Na data em que se comemora o Dia Mundial do Urbanismo, o objetivo é discutir ideias inovadoras e ações para resolver os problemas urbanos em busca do desenvolvimento da cidade, de forma sustentável. Com a participação de diferentes segmentos da sociedade civil organizada, o evento é aberto ao público em geral e acontece no Campus Boqueirão da UNISANTOS (Avenida Conselheiro Nébias, 589).

Para discutir PLANEJAMENTO E DESENHO URBANO, que integra um dos 12 eixos temáticos do PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS, participam os seguintes arquitetos: professor doutor Fábio Mariz Gonçalves, diretor de Departamento de Urbanismo da Prefeitura de São Paulo e presidente da comissão de proteção da paisagem urbana; professora Lenimar Gonçalves Rios, pesquisadora que atua em projeto de arquitetura, regularização fundiária/habitação e urbanização; e  professor mestre Fábio Eduardo Serrano, secretário adjunto de planejamento e gestão da Prefeitura de Guarujá.

REDE – De natureza suprapartidária, a Rede Nossa Santos Sustentável, instalada no dia 11 de outubro, tem o objetivo de viabilizar um processo permanente de atuação coletiva centrado em objetivos   programáticos, com a finalidade de contribuir para a conquista progressiva do Desenvolvimento Sustentável da cidade de Santos. Sua atuação está centrada em determinadas situações estratégicas. Defende e apoia ações e movimentos que promovam   os valores éticos, a justiça social e a defesa de direitos de cidadania e do interesse público, bem como iniciativas que contribuam para o pleno exercício da democracia participativa e da democracia direta, e para a eficácia de instrumentos que viabilizem a transparência pública e o exercício do controle social.

Rede-Urbano
Papel estratégico do planejamento e do desenho urbano envolve questões ambientais e sociais

CIDADES SUSTENTÁVEIS – O Programa Cidades Sustentáveis foi construído pela Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos.  Ele disponibiliza aos gestores públicos um conjunto de indicadores associados a uma agenda completa de sustentabilidade urbana.

Os eixos da plataforma Cidades Sustentáveis consideram a participação da comunidade na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes.

ACESSE o GUIA GPS – Gestão Pública Sustentável – do Programa Cidades Sustentáveis.