Recém-formadas em Nutrição conquistam prêmio de Melhor Trabalho em Congresso

Qualidade Microbiana de Iogurtes Probióticos Suplementares com Biomassa de Banana Verde. Este é o título do trabalho de Natália Manzatti Machado Alencar, Renata Lara Taralo e Bruna Gabrielle dos Santos Rullo, recém-formadas em Nutrição, que foi eleito como Melhor Trabalho do 6&ordm, Congresso Paulista de Nutrição, que aconteceu entre 12 e 14 de maio, em São Paulo.

 

Sob orientação das professoras Elizabete Lourenço da Costa e Luciana Passos Toledo, o trabalho, fruto de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso foi o grande vencedor, no ano passado, do III Top Prêmio Graduando Gendric.

 

O objetivo da pesquisa foi desenvolver um iogurte probiótico adicionado de biomassa de banana verde. Elas argumentam que os iogurtes probióticos modulam a atividade metabólica da microbiota intestinal e diminuem o aparecimento de doenças. As cepas probióticas apresentam maior crescimento quando associadas a prebióticos. No caso da biomassa de banana verde, o amido resistente é considerado um prebiótico.

 

As análises da pesquisa, que teve início em 2009, foram realizadas em laboratórios da UNISANTOS e com o apoio do Hexalab Consultoria em Análises Clínicas e das empresas Vale Mais Alimentos. Elas concluíram que os iogurtes apresentaram características nutricionais, físico-químicas e microbiológicas adequadas, mas devem ser produzidos por indústrias que já atuam neste ramo como forma de barateá-los.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!