Receitas de alunos de Gastronomia integram o cardápio da merenda escolar de Itanhaém

Escondidinho
Escondidinho foi criado pelas chefs
Elisângela Cruz e Vanessa de Jesus

A parceria entre a UNISANTOS a Unidade Laboratorial de Referência em Tecnologia do Pescado do Instituto de Pesca e a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, ambos órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vem melhorando a qualidade nutricional da merenda escolar em Itanhaém, município que integra a Região Metropolitana da Baixada Santista.

Utilizando receitas criadas para o Concurso Gastronômico com Carne Mecanicamente Separada (CMS) de Pescado, realizado no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, o governo de Itanhaém tem introduzido o pescado na merenda escolar. Dois pratos acrescidos no cardápio foram selecionados do concurso, realizado em 2013, no qual os estudantes utilizaram produtos da merenda escolar para elaborar as receitas.

O Escondidinho com Batata foi desenvolvido pelas então alunas de Gastronomia, as chefs Elisângela da Penha Aldá Cruz e Vanessa Enedino de Jesus. Já o Spaguetti ao Molho de Tomate com Polpa de Peixe é criação dos cozinheiros Nilton Pinto Sansone Júnior e José Fernando Duarte Gonzalez, também ex-alunos do curso.

Macarrao
Receita do Spaguetti é criação de Nilton Sansone e José Gonzalez

As duas receitas integram, junto com outras 19 criações de alunos da UNISANTOS e 12 desenvolvidas pelo corpo técnico do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Estado de São Paulo, o livro Polpa de Peixe – Dicas e Receitas, lançado em setembro de 2014, durante a abertura oficial do VI Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE).

ANÁLISE – Além do envolvimento no concurso, a UNISANTOS também teve participação nos testes de aceitabilidade realizados in loco, com 240 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 7 a 10 anos. O trabalho foi avaliado e acompanhado, sob os aspectos éticos da pesquisa, pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNISANTOS.