Proposta de aluno da Faculdade de Direito vira Projeto de Lei em Santos

Rodan---Projeto-de-Lei
Rodan Mello apresentou projeto no Parlamento Jovem, na Câmara dos Deputados em Brasília

Divulgar diariamente os dados da qualidade do ar, no Diário Oficial de Santos e no perfil do Facebook mantido pela Prefeitura, para que a população tome ciência e possa adotar os cuidados necessários nos dias críticos. Esse é a proposta criada pelo estudante do 1º semestre de Direito da UNISANTOS, Rodan Antônio de Sá Mello Silva, que se tornou o Projeto de Lei 62/2016, após ter sido apresentada na Câmara Municipal de Santos, no dia 7 de abril, pelo vereador Sadao Nakai.

Sentindo os efeitos da poluição gerada pelas atividades portuárias em sua casa, no bairro do Embaré, o estudante redigiu a proposta, em 2015, quando ainda era aluno do Ensino Médio, com o objetivo de participar do programa Parlamento Jovem, promovido pela Câmara dos Deputados. Após submeter seu projeto a uma comissão, Rodam teve seu trabalho aprovado e participou do treinamento, em Brasília, sendo o único representante de Santos. “Foi uma ótima experiência, pois pudemos conhecer todo o funcionamento do legislativo e desmistificar alguns sensos comuns embutidos na sociedade”, comenta.

Atualmente cursando Direito, Rodan diz que tem focado no âmbito judiciário por conta dos estudos acadêmicos, mas ainda assim revela que o interesse pelo legislativo permanece. “Estudando Direito estou encaminhando minha carreira para o âmbito judiciário, mas sempre tive interesse e pretendo seguir acompanhando o poder legislativo, pois acho importante estarmos próximos”, revela o universitário que procurou o vereador Sadao Nakai, responsável pela adaptação e apresentação do texto no legislativo santista.

MEDIÇÃO – Santos possuí duas estações de monitoramento mantidas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Nelas já são realizadas as avaliações diárias das micropartículas e dos níveis de poluição que passarão a ser divulgadas nos veículos oficiais.