Promotoria Comunitária comemora três anos de serviços à comunidade

Promotoria-3anos (2)
Docentes e representantes da comunidade e de órgãos públicos celebram os três anos do projeto

A Promotoria de Justiça Comunitária de Santos comemora HOJE (26) três anos de existência. Fruto de parceria entre a UNISANTOS e o Ministério Público do Estado de São Paulo, a entidade atua diretamente na resolução de questões sociais e de políticas públicas. Neste período, já contribuiu para a solução de mais de 50% de problemas que vão desde poluição sonora até crimes contra o patrimônio público.  Agora, a ideia é que outras cidades da região também possam ser incentivadas a seguir o modelo implantado em Santos.

 

Contando com a participação efetiva de órgãos públicos, como a Prefeitura Municipal de Santos, e de diferentes comunidades, a Promotoria tem como objetivo principal promover o exercício do diálogo para a resolução de conflitos entre a população de Santos e as entidades públicas ligadas às áreas da educação, habitação, transporte, saúde, obras etc.

 

Um dos idealizadores do projeto é o promotor de justiça, professor mestre Ivan da Silva. Ele coordena o trabalho que conta com a participação dos estudantes da Faculdade de Direito, sendo que neste período mais de 200 aprimoraram o conhecimento, por meio de estágio, e prestaram serviços à comunidade. Ao longo desses três anos, o docente afirma que a experiência tem sido bastante enriquecedora e proveitosa, por isso o desejo de incentivar outras cidades a abrirem as suas próprias Promotorias.

 

Promotoria-3anos (1)
Encontros são realizados na última
quinta-feira de cada mês, a partir das 18 horas,
no Campus Boqueirão

COMUNIDADE Representante da Associação Abrindo Fronteiras para Inclusão (AAFIN), Maria de Lourdes Medeiros de Araújo estava na última reunião plenária, no dia 22. Ela comentou que a facilidade para resolver os problemas e o conhecimento do trabalho do promotor Ivan da Silva, e do promotor e professor mestre Carlos Alberto Carmello, que também é um dos responsáveis pelo projeto, foram os motivos que fizeram com que ela buscasse ajuda na Promotoria Comunitária. Frequentando os encontros há mais de um ano e com boa parte das questões solucionadas, ela ainda classificou o projeto como uma ‘Graça de Deus’. “Ela [Promotoria] foi a responsável por abrir o caminho das pessoas que precisavam de ajuda, mas não sabiam onde procurar. Além disso, no mundo em que nós vivemos hoje em dia, ela é uma esperança que vem dando resultados”, concluiu.

 

Considerando a Promotoria Comunitária como algo importante para a sociedade, o representante do Conselho Municipal de Saúde de Santos (CMSS), Carlos José Alberto Solano, disse que resolveu procurar o serviço há quatro meses. Segundo ele, na Promotoria de Justiça Comunitária as pessoas recebem suas devolutivas com precisão e mais facilidade. “Aqui você não tem aquela pressão de passar por um Promotor de acusação, tudo é resolvido no debate e temos uma solução mais rápida”.

 

REUNIÕES – Os encontros da Promotoria acontecem na última quinta-feira de cada mês, a partir das 18 horas, no auditório da Faculdade de Direito, no Campus Boqueirão (Avenida Conselheiro Nébias, 589).

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!