Projeto de Psicologia desenvolvido no Timor-Leste é apresentado em evento internacional

Orientasaun_Vokasional_13012015-21
Sara e alunos durante a realização do projeto no Timor-Leste

O projeto de Orientação Vocacional desenvolvido pela recém-formada em Psicologia, Sara Cianelli dos Anjos, com 29 jovens no Timor-Leste, em janeiro deste ano, será apresentado na sexta-feira (26) durante o XII CONPE – Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional e 37th Annual Conference of the International School Psychology Association, que acontece em São Paulo. O objetivo do seu trabalho foi auxiliar o jovem timorense na percepção de si mesmo, da realidade exterior e familiar, ampliando assim a capacidade de perceber qual é a melhor escolha.

Com o auxílio da professora mestre Flávia Henriques, as dinâmicas e as atividades escritas foram adaptadas para o contexto e realidade do país. O convite surgiu da ONG Projeto Montanha, por conta da sua experiência enquanto aluna do Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS, com o projeto “A Participação do Psicólogo nas Equipes da Defesa Civil em Situações de Emergência e Desastres: Intervenção e Prevenção”.

Entre os dias 29 de dezembro e 26 de janeiro, Sara conheceu de perto a realidade dos jovens timorenses, na faixa etária de 16 a 23 anos, que residem no distrito de Aileu. Ela trabalhou com duas turmas de alunos, que estão prestes a ingressar no ensino superior, nos períodos matutino e vespertino, e como parte do programa levou os jovens para conhecer a Universidade Nacional Timor Lorosa’e, que fica em Díli, capital do país.

CONGRESSO – Com o tema central “Escolas para todos: políticas públicas e práticas dos psicólogos”, o congresso é promovido pela ABRAPEE – Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e a ISPA – International School Psychology Association.