Projeto de professores de Arquitetura é premiado no 10º Prêmio Jovens Arquitetos

Os professores Apoena Amaral de Almeida, Christiane Costa Ferreira e José Maria de Macedo Filho, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, foram premiados no 10&ordm, Prêmio Jovens Arquitetos. O concurso, de âmbito nacional, foi promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – SP e tem como objetivo divulgar o trabalho de jovens arquitetos e incentivar o debate sobre a produção e as tendências arquitet&ocirc,nicas do País.

Intitulado de Edifício Sabará, o trabalho desenvolvido pelos professores da UNISANTOS conquistou a terceira colocação, na categoria Projetos. Ao todo, 173 trabalhos disputaram troféus nas categorias de melhor obra construída, melhor projeto e melhor ensaio crítico.

A comissão julgadora destacou que o projeto condiz com a região e remete aos edifícios instalados nas proximidades a partir da década de 50, em razão da disposição estrutural e vedações. Além disso, a comissão destacou a atenção especial dedicada à valorização das áreas comuns e coletivas.

Desenvolvido para uma construtora de Santos, o projeto foi planejado tendo como base um terreno localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, e pensado para a habitação de jovens universitários, uma vez que a região é um polo estudantil. De acordo com o arquiteto Apoena Amaral, alguns desafios foram impostos pelas dimensões do terreno. “Tivemos que trabalhar um projeto diferenciado, respeitando a legislação imposta pelo tamanho do terreno e apresentando uma expressão arquitet&ocirc,nica interessante”.

Por se tratar de uma habitação estudantil, o projeto valorizou outros aspectos além da expressão arquitet&ocirc,nica. A funcionalidade das 14 unidades duplex e a valorização das áreas comuns e coletivas foram diferenciais da planta. “Pensamos em apartamentos diferenciados, onde os estudantes podem compartilhar o apartamento com conforto e funcionalidade, além de ter áreas coletivas para estudos e atividades”, destaca a arquiteta Christiane Costa Ferreira.

José Maria de Macedo Filho destacou que apesar de tratar-se de um trabalho comercial, o projeto é extremamente relacionado ao que os três trabalham na área acadêmica. “Trabalhamos com o foco no cliente, mas ficam evidentes no projeto as características do que trabalhamos e ensinamos na academia”, salienta.

O trabalho desenvolvido em parceria pelos três profissionais contou com a colaboração dos estudantes de arquitetura Denis Ferri e Dhiego Torrano, ambos da UNISANTOS, além do universitário Vito Macchione.

Os projetos escolhidos ficam em exposição no Museu da Casa Brasileira, até o dia 16 de outubro. O endereço é Avenida Faria Lima, 2705, no Jardim Paulistano, em São Paulo.