Projeto de aluno de Engenharia de Petróleo é destaque em encontro nacional

Alunos do 10º semestre, Nelson Zuniga

Aluno do 10º semestre do curso de Engenharia de Petróleo da UNISANTOS, Nelson Ricardo Coelho Flores Zuniga teve a sua pesquisa, intitulada Inversão dos Tempos de Trânsito das Ondas Refletidas PP e OS para Dados OBN em Águas Ultra Profundas com Grandes Afastamentos Fonte-receptor: Estudo com Modelo Numérico, classificada como a segunda colocada no XII Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (ENGEP), que aconteceu entre os dias 11 a 15 de agosto, em Macaé, no Rio de Janeiro.

Nelson, que desenvolveu a pesquisa com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), oferecida por meio da parceria entre UNISANTOS e CNPq, apresentou o projeto para os cerca de 1000 participantes do encontro e para os três avaliadores, que analisaram os quesitos: introdução, metodologia, resultados e conclusões, referências e aplicabilidade na indústria.

“A experiência foi ótima. Um dos avaliadores era da área da minha pesquisa, o que permitiu uma discussão mais específica. Também foi interessante porque eles destacaram o quesito aplicabilidade na indústria do meu projeto e já fiz até alguns contatos”, comentou o universitário.

O trabalho foi orientado pelo professor doutor Oleg Bokhonok, pesquisador do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) e docente do curso de Engenharia de Petróleo da UNISANTOS, e coorientado pela professora doutora Liliana Alcazar Diogo, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).