Professora e alunos de Tradução participam de congresso internacional

06 03Jun16 Abrates 12
Alunos e professora ressaltam experiência positiva
06 03Jun16 Abrates 17
Na cabine de tradução, alunos e professora simulam trabalho

Do curso de Tradução e Interpretação da UNISANTOS, a professora Maria Rosário Garcia Nieves e um grupo de nove alunos participaram do VII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Tradutores e Interpretes (ABRATES), que ocorreu, entre os dias 3 e 5 de junho, no Rio de Janeiro.

A professora Maria Rosário participou também como palestrante do evento, abordando o tema “Como preparar-se para evento de interpretação simultânea”, que discutiu como um intérprete pode preparar-se em eventos que contam com palestrantes estrangeiros e exigem tradução simultânea. Como dica, ela sugeriu a montagem de um glossário para auxiliar no trabalho, uma dinâmica que utiliza para preparar os alunos durante as aulas.

O aluno Jorge Rogério Penha Rodrigues, do 5º semestre, também ministrou palestra durante o evento intitulada “Introdução às ferramentas CAT- por onde começar”, ou seja, a tradução assistida pelo computador.

II TRADUSA- A professora Maria Rosário Nieves também participou, nos dias 2 e 3 de abril, do Congresso de Tradução na Área da Saúde (TRADUSA), em São Paulo. Lá ela ministrou o mini-curso “Tradução Médica voltado para iniciantes”.