Ponte de macarrão suporta mais de 100 quilos em competição na área de Engenharia

Expectativa, tensão, torcida e aplausos a cada destruição de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete. Esse foi o clima da quarta edição da competição de pontes de macarrão, no dia 12 de novembro, no Campus Dom Idílio José Soares. Com a participação de 100 alunos dos cursos de Engenharia, 18 pontes foram apresentadas com o objetivo de suportar o maior peso possível. Adriana Zambrano Peterline Gomes, Luiza Capelazo, Márcio Moraes, Nathália Cipoleta e Viviane Machado, do curso de Engenharia Ambiental, e Heloi Moacyr Tanoe, do curso de Engenharia de Petróleo, foram os campeões da competição, com a ponte batizada de Elma Bridge. Ela suportou o peso de 103 quilos e 286 gramas, ultrapassando significativamente o recorde institucional de 47 quilos.

O evento reuniu alunos do 4&ordm, semestre dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo e Engenharia Ambiental, que divididos em grupos colocaram em prática os conhecimentos básicos adquiridos na disciplina Mecânica de Sólidos.

Para construir a ponte, os alunos tiveram que usar cálculos, além do desafio de construir uma ponte com o peso máximo de 1.300 gramas. Ela teve que ter 1 metro, considerando um vão livre, ser toda formada por massa do tipo espaguete, com resina e cola do tipo massa, bloco de apoio em tubo PVC para água fria e barra de aço para aplicação da carga.

Com o objetivo de testar cálculos para a capacidade de suporte de carga máxima, a competição tem início com uma carga de 2 quilos, que depois de suportada, a cada 5 segundos são somadas novas cargas. “Essa competição põe em prática o conhecimento teórico e contribui para o trabalho em grupo”, disse o coordenador do curso de Engenharia Civil, responsável pela disciplina Mecânica dos Sólidos, professor Carlos Eduardo Mendes Gouveia.