Pesquisas do Mestrado em Saúde Coletiva são apresentadas em simpósio na Austrália

Elaine-Marqueze
Professora Elaine Marqueze

Do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva, a professora doutora Elaine Cristina Marqueze apresentou três trabalhos durante o 23rd International Symposium on Shiftwork and Working Time, em Ayres Rock, na Austrália, no mês de junho. Ela também foi colaboradora de mais dois estudos que foram apresentados no mesmo evento, cujo objetivo foi a disseminação e promoção de informações e pesquisas relacionadas ao tempo de trabalho e à saúde.

 

Os trabalhos são resultantes de suas orientações no Mestrado em Saúde Coletiva. Na modalidade oral, a pesquisa “Trabalho em turnos,  características do sono e síndrome metabólica entre profissionais de enfermagem”, de autoria de Narriane Chaves Pereira de Holanda, Cláudia Moreno e Elaine Cristina Marqueze, foi premiado entre os doze melhores na categoria de jovem pesquisador. Em forma de pôster, foram apresentados: “Pilotos  comerciais precisam mais do que capacidade para o trabalho para voar”, de Pollyanna Pellegrino, Cláudia Moreno e Elaine Cristina Marqueze; e “Organização do trabalho e fatores de sono associados aos sintomas musculoesqueléticos crônicos em pilotos comerciais”, de Ricardo Toshio Enohi, Cláudia Moreno e Elaine Cristina Marqueze.

 

A professora Elaine Marqueze também é coautora dos seguintes trabalhos apresentados: “Trabalho em turno e exposição à luz artificial aumentam as diferenças individuais do cronotipo e o início de produção da melatonina”, de Cláudia Roberta de Castro Moreno, Suleima Vasconcelos, Fernando Louzada, Mário Pedrazzoli, Debra J. Skene e Arne Lowden; e “Efeitos do trabalho em turnos baseados em evidências na saúde mental e física”, de Cláudia Roberta de Castro Moreno, Elaine Cristina Marqueze, Charli Sargent, Kenneth P. Wright Jr., Sally A. Ferguson e Phillip Tucker.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!