Pesquisadores apresentam trabalhos em congresso nacional de epidemiologia

EPIDEMIOLOGIA
Luciana Nogueira, Rosângela Schattan, Elaine Marqueze, Pollyanna Pellegrino, Thais Fonseca, Adriana Duarte e Patrick Paterlini

Estudantes dos cursos de Enfermagem e Nutrição e pesquisadores do  Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da UNISANTOS apresentaram o resultado de suas pesquisas, entre os dias 9 e 11 de outubro, no X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, em Florianópolis. Promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), o evento teve como tema central a “Epidemiologia em defesa do SUS: formação, pesquisa e intervenção”.

EPIDEMIOLOGIA-2
Trabalhos foram expostos no formato
de postêr e apresentação oral

A UNISANTOS esteve representada com quatro trabalhos, todos orientados pela professora doutora Elaine Cristina Marqueze, com a participação das professoras doutoras  Claudia Renata dos Santos Barros e Silvia Viodres Inoue,  do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva. No formato Pôster,  foram apresentados: “Percepção da capacidade para o trabalho de pessoas que vivem com HIV” e “Estado nutricional e autopercepção da mudança de peso corporal em pessoas vivendo com HIV”, de autoria de  Adriana de Sousa Duarte (Bolsista IC CNPq – graduanda de Enfermagem – UNISANTOS);  Luciana Fidalgo Ramos Nogueira (mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva – UNISANTOS); Patrick Paterlini (Programa Estudante Pesquisador – graduando de Nutrição – UNISANTOS); Pollyanna Pellegrino (doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva –  UNISANTOS); Ricardo Toshio Enohi (mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva – UNISANTOS); Thais Carvalho da Fonseca (Programa Estudante Pesquisador – graduanda de Nutrição – UNISANTOS);  Claudia Roberta de Castro Moreno (FSP/USP – colaboradora); e Marcelo Demarzo (UNIFESP – colaborador). Na modalidade  Oral,  foi apresenta a  pesquisa “Sintomas de transtornos mentais não psicóticos entre pessoas vivendo com HIV”.

GASTRONOMIA – Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva e coordenadora do curso de Gastronomia da UNISANTOS, a professora mestre Rosângela Bampa Schattan também apresentou o trabalho “Fadiga e distúrbios psíquicos menores diminuem a capacidade para o trabalho de docentes universitários”, no formato Pôster.