Pesquisador participa de curso na Holanda e inicia parceria com instituição Sérvia

lcm (1)
Professor Luiz Carlos durante visita na Delft University of Tecnology

Conhecer as novidades nas áreas de módulos TR, tecnologia Ultra Wide Band (UWB) e radares Phased Array. Esse foi o objetivo da viagem do professor Luiz Carlos Moreira, pesquisador na área de circuitos integrados e doutor em microeletrônica, à Holanda. O docente da UNISANTOS participou, entre os dias 4 e 8 de julho, do curso The International Summer School of Phased Array Radar, na Delft University of Tecnology, em Roterdã.

 

Luiz Carlos explicou que o curso reuniu pesquisadores de diversos países, como Alemanha, Coréia do Sul e Turquia, por exemplo, e que foram apresentados novos caminhos para a área. “Abordaram aspectos da parte digital, tecnologia 5G, novos tipos de antena e circuitos. Enfim, uma série de novas tecnologias que podem direcionar nossas pesquisas”, definiu.

 

lcm (2)
University of Novi Sad

SÉRVIA – Na semana seguinte, entre os dias 9 e 17, o professor esteve na cidade de Novi Sad, na Sérvia, onde visitou a Faculty of Technical Sciences, da University of Novi Sad. Recebido pela pesquisadora Jelena Radić, que integra o Team for Analog and Radio frEquency Integrated Circuit Design, o professor conheceu a infraestrutura da universidade europeia e definiu uma linha de pesquisa na qual as instituições vão trabalhar em parceria.

 

“Eles possuem uma estrutura muito boa e aceitaram unir o conhecimento com o nosso Laboratório de Circuitos Integrados Analógicos e Digitais, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) da UNISANTOS. A ideia é desenvolver projetos nas áreas de UWB, módulos TR e sinais Wireless em parceria. Trabalharemos a distância e no final do ano devo voltar à Servia para concluirmos”, explicou.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!