Trabalho de estudante do curso de Ciências Biológicas é premiado em encontro nacional

Jessica Massuda
Jéssica destaca o empenho dos envolvidos com a pesquisa

Com o trabalho intitulado em “Etnobiologia: Os saberes dos pescadores artesanais em relação à ecologia de Sotalia guianensis (van Bénéden, 1864) (Cetacea; Delphinidae) no Litoral Norte de Ubatuba, São Paulo”, a estudante do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas, Jéssica Massuda, recebeu o prêmio “Cetacean Society International (CSI) – Projeto Cetáceos da Costa Branca para o avanço da pesquisa e conservação de cetáceos no Brasil”. O resultado foi anunciado durante o VIII Encontro Nacional sobre Conservação e Pesquisa de Mamíferos Aquáticos, realizado entre os dias 22 e 25 de agosto, em Natal, no Rio Grande do Norte.

TCC – A pesquisa faz parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que está sendo orientado pela professora mestre Rossana Pitta Virga. O objetivo principal é obter mais informações acerca da ocorrência e ecologia da espécie dos Sotalia Guianensis (boto-cinza), no Litoral Norte de Ubatuba. Por meio dos dados levantados a estudante pretende elaborar propostas e ações voltadas para a conservação dessa espécie.

Empenhada em atingir os resultados, Jéssica Massuda ressalta que mesmo encontrando algumas dificuldades para coletar dados com membros da comunidade, a dedicação de todos os envolvidos acaba gerando um estimulo maior. “A dedicação dos professores, da minha orientadora e da comunidade envolvida são bem estimulantes para que esse projeto siga muito bem até o final deste semestre, concluiu a vencedora.