Pesquisa de estudante de Psicologia fica entre as melhores no Conic 2017

Thayná - Psicologia
Thayná Souza durante apresentação no Conic

Do 6º semestre do curso de Psicologia, Thayná Quinto Santos Souza foi uma das premiadas no 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado nos dias 24 e 25 de novembro. A sua pesquisa “Desafios e Perspectivas na Implantação de um Serviço Voluntário de Leitura para Cegos em uma Universidade Privada de Santos-SP” está entre as melhores, na área das Ciências Humanas e Sociais.

Orientada pela professora doutora Silvia Regina Viodres Inoue, a pesquisa de Thayná Souza, bolsista do CNPq, buscou implantar em uma universidade privada de Santos, um serviço de acesso à leitura para deficientes visuais, a partir da cooperação de estudantes da instituição para atuar como leitores voluntários.  Como resultado parcial, obteve-se a introdução do serviço e a elaboração de recursos para capacitar os voluntários.

“Foi uma experiência incrível”, diz Thayná sobre a sua participação no Conic. Mesmo com a sensação de missão cumprida, ficou surpresa pela classificação, considerando a quantidade de trabalhos e o nível de exigência. “Acho que o envolvimento com pesquisa, principalmente durante a faculdade, já é um diferencial muito grande no currículo e ajuda a abrir muitas portas. Vejo na UNISANTOS uma grande preocupação com isso, oferecendo oportunidades como a iniciação científica, o programa do estudante pesquisador, grupos de pesquisa, destaca.

DESTAQUE – Mais uma vez, a UNISANTOS foi destaque em número de trabalhos CONIC. No total, 12 projetos foram apresentados por estudantes bolsistas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Direito, Nutrição, Psicologia e Química. Eles são orientados por docentes-pesquisadores ligados ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci). O evento, que teve como tema central “Política e Cidadania”, é promovido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp).