ONG idealizada por ex-alunos de Arquitetura conquista Prêmio Comunidade em Ação

Inspirada nas aulas de urbanismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, a ONG Ambienta foi a vencedora, na categoria Entidades, da 8&ordf, edição do Prêmio Comunidade em Ação, promovido pelo jornal A Tribuna. A cerim&ocirc,nia de entrega da premiação foi realizada no dia 6 de outubro, no Theatro Guarany.

Fundada em 2004, a ONG foi idealizada por um grupo de arquitetos, formados pela UNISANTOS. Hoje, desenvolve projetos e presta assessoria para movimentos de moradias populares, com orientações sobre direitos à moradia e a capacitação de lideranças e representantes comunitários.

Entre os temas de interesse social e desenvolvimento urbano, o grupo aborda questões de política urbana e habitacional, legislação, crédito solidário, assistência técnica e autogestão, atuando em parceria com movimentos de moradias e prefeituras, incentivando a participação direta da população.

Fruto dos trabalhos realizados na Universidade, na área de urbanização junto às comunidades, a ONG expressa a vontade dos profissionais em contribuir para a melhoria da sociedade. “Tínhamos vontade de expandir o papel do arquiteto e conhecer outras realidades na área de urbanismo”, afirma Elza Neide Castro Correia, ex-aluna da UNISANTOS e coordenadora geral de projetos da ONG.

Elza lembra que muita inspiração surgia durante as visitas às comunidades e o trabalho de campo realizados fora da sala de aula, como a elaboração de propostas e comparações do Plano Diretor entre municípios e as pesquisas sobre o mobiliário urbano e objetos públicos. “Você sai da sala de aula e começa a ter a noção da realidade. Como as visitas são acompanhadas por professores, isso é riquíssimo para o aprendizado”.

Dirigida pelo ex-aluno do curso de Pós-Graduação em Gestão do Terceiro Setor da UNISANTOS, Rafael Paulo Ambrósio, a instituição atualmente realiza ações comunitárias e presta assessoria técnica para a Associação dos Cortiços de Santos e o Movimento Sítio do Campo, de Praia Grande.

Para saber mais sobre os trabalhos realizados pelo grupo, acesse o site www.ambienta.org.br.