Valor da cesta básica de alimentos tem aumento de 8,02%, em janeiro

Cesta BásicaO valor da cesta básica de alimentos em Santos ficou em R$364,58, no mês de janeiro, um aumento de 8,02% quando comparado ao mês de dezembro (R$337,54). Ele representa cerca de 32% do valor do salário mínimo mensal do Estado de São Paulo, sendo que o custo é referente a 13 itens e o gasto que um trabalhador em idade adulta teria, por mês, para comprá-los. Os dados fazem parte do Índice do custo da cesta básica de alimentos (ICCB JANEIRO), elaborado, desde o mês de agosto do ano passado, por docentes-pesquisadores e estudantes ligados ao Laboratório Econômico e Social, sob a coordenação do curso de Ciências Econômicas.

O tempo mensal trabalhado e necessário para adquirir a cesta básica de alimentos ficou em 72,3 horas. Os itens que apresentaram as maiores elevações de preços foram o tomate (71,5%), a batata (28,72%) e a banana (9,37%). Os itens que tiveram as maiores diminuições de preços foram o leite (-9,19%), o feijão (-6,21%) e o açúcar refinado (-2,97%).

COLETA SEMANAL – Para constituir o índice é realizada coleta semanal, de segunda a sexta-feira, durante um mês, excluindo-se os dias de promoção de produtos, em supermercados e hipermercados de Santos, nas zonas Central, Intermediária e Orla. Os bairros contemplados, são: Vila Mathias, Vila Nova, Paquetá, Campo Grande, Macuco, Vila Belmiro, Estuário, Jabaquara, Encruzilhada, Gonzaga, Ponta da Praia, Embaré, Aparecida, José Menino, Boqueirão, Areia Branca, Chico de Paula, Vila São Jorge, Jardim Castelo e Saboó.

EQUIPE – A equipe responsável pelo trabalho é da área de Negócios, formada pelo professor doutor Caio Cesar Mussolini, e professores mestres Dalva Mendes Fernandes e João Alfredo Carvalho Rodrigues Gonçalves, além dos estudantes Larissa Dias de Almeida (Ciências Econômicas), Lucas Amador Marasca (Ciências Econômicas) e Roberta Fernanda Barbosa da Silva (Ciências Contábeis).