Gastronomia e Nutrição realizam a segunda etapa do concurso culinária caiçara

CulinariaCaiçara
Bolinho de camarão caiçara, peixe com banana verde, surpresa de banana e pirão de búzios

Com o objetivo de valorizar a tradição dos pratos típicos caiçaras e integrar a comunidade com a cultura regional, os cursos de Gastronomia e Nutrição da UNISANTOS, em parceria com a Secretaria de Educação de Santos, realizam, no dia 17, das 14 às 18 horas, a segunda etapa do concurso sobre a culinária caiçara. As sete receitas classificadas foram selecionadas pela Escola Municipal Rural Monte Cabrão, localizada na área continental de Santos, durante a Semana da Cultura Caiçara, que aconteceu entre os dias 15 e 21 de março. Elas foram trazidas pelos alunos do Ensino Fundamental e fazem parte do cotidiano de suas famílias.

Nesta segunda etapa, as receitas serão testadas pelos docentes e discentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição. A comissão julgadora que irá escolher o melhor prato é formada pelos seguintes representantes: Chef Eudes Assis, proprietário do restaurante Tayoba Gastronomia, na Praia de Camburi, em São Sebastião; Chef Andre Ahan, proprietário do restaurante Guaiaó, em Santos; nutricionista Letícia Guidugli, coordenadora do Serviço de Nutrição do Sesc/Bertioga; Audrey Kleys, secretária adjunta de educação; e Roseane Marques da Graça Lopes, pró-reitora de graduação da UNISANTOS.

RECEITAS – “Peixe com banana verde”, de Hayslan Costa Barreto Dias (8º ano); “Bolinho de camarão caiçara”, de Franciele Santos da Silva (6º ano); “Bagre com chuchu”, de Isadora Carolina Santana da Silva (6º ano); “Surpresa de banana”, de Rodrigo dos Santos (5º ano); “Farofa de ovo com banana”, de Maria Vitória Carneiro Salles (4º ano); “Camarão com pimentão e cebola”, de Maicon Farias de Oliveira (4º ano); e “Pirão de Búzios”, de Lilian Britez Pereira da Silva.

O concurso será realizado no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, no Campus Dom Idílio José Soares (Avenida Conselheiro Nébias, 300).