Fraternidade e superação da violência é o tema da Campanha da Fraternidade 2018

cartaz-da-CF2018Com o tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”, a Campanha da Fraternidade 2018, que teve início na última quarta-feira (14), tem o objetivo de estimular uma ampla reflexão sobre a violência no Brasil e colocar em evidência iniciativas que busquem soluções para as diferentes formas de violência. Na UNISANTOS, a questão será tema de debates, atividades e trabalhos pedagógicos ao longo do ano letivo.

DOM TARCÍSIO – Chanceler da UNISANTOS e presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo, mantenedora da Universidade e do Liceu Santista, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa chama, em vídeo, a todos para a reflexão:  “…Deus é amor, e tudo em nossa vida deve ser expressão de amor, por isso é muito significativo que a Igreja no Brasil nos proponha sempre uma Campanha da Fraternidade, no tempo da Quaresma. Este ano a campanha nos convoca à superação da violência e a viver como jesus nos ensinou: ‘vós sois todos irmãos…’ ” Para conferir a mensagem completa, acesse o vídeo AQUI.

ARTIGO – Presidente da CNBB e arcebispo de Brasília, o cardeal Sérgio da Rocha também convida para a reflexão. Em artigo publicado no Jornal Folha de S. Paulo, no dia 14, ele alerta sobre a responsabilidade de todos para superar a violência: “…Embora seja importante a ação individual, também necessitamos de iniciativas comunitárias, com olhares atentos para as realidades local e nacional, ambas entrelaçadas. Se os temas trabalhados pela Campanha da Fraternidade exigem e conclamam a participação dos poderes públicos, isso é ainda mais verdadeiro neste ano, assim como é vital uma maior cooperação da sociedade civil organizada…”. Confira o artigo na íntegra. Clique AQUI.

ANEC BAIXADA SANTISTA – Dentro desta perspectiva, a UNISANTOS organizou, no dia 3 de fevereiro, o Encontro de Formação da Campanha da Fraternidade – CF 2018. O evento contou com a participação de 168 docentes das escolas católicas da Região Metropolitana da Baixada Santista, que compõe a ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) da Baixada Santista, além de docentes e pesquisadores da UNISANTOS. Os participantes refletiram sobre o tema da CF, elaboraram projetos integradores, participaram de dinâmicas e de celebração religiosa.