Formandos de Farmácia elaboram produtos inovadores

Reunindo toda a teoria que aprenderam durante o curso, os alunos do último semestre de Farmácia apresentaram, no dia 3 de dezembro, no Campus Dom Idílio José Soares, produtos inovadores na área de cosméticos, desenvolvidos nos laboratórios da Universidade, com o apoio de professores.

O projeto faz parte das disciplinas de Farmacotécnica Industrial e Gestão Farmacêutica, com o objetivo de estimular a criatividade e a aplicação dos conceitos apresentados em sala de aula. Com atenção a todos os detalhes, como formulação, construção de bulas, rótulos e embalagens, os alunos ainda desenvolveram estratégias simulando o lançamento dos produtos no mercado.

Seguindo a tendência do mercado e conforme orientação dos professores, os grupos idealizaram produtos naturais e o reaproveitamento de matéria prima, como é o caso da base de maquiagem para tratamento de manchas e acne, feita a partir da casca da romã, que possui propriedades antioxidantes. Produzido pelos alunos Caroline Fari&ntilde,as, Fernanda Camargo dos Santos, Karen Priscila, Monique Alvarenga e Willians Medeiros Silva, a ideia surgiu de experiências realizadas em outras atividades no curso.

Entre outros produtos apresentados, o Striacell combate estrias e celulites ao mesmo tempo e possui óleo de abacate na formulação, proporcionando combate aos dois problemas e não deixando a pele engordurada, como explicou uma das autoras, Carla Cristina Santos de Aguiar. O Fermminile, redutor de cutículas e hidratante de mãos com castanha do Pará, mostra preocupação com a sustentabilidade. Segundo a aluna Karen Pereira Conceição, o produto apresenta como estratégia de marketing uma parceria que proporciona a cada dez produtos vendidos o replantio na Amaz&ocirc,nia.

Para o professor doutor Túlio Nakazato da Cunha, que acompanhou os alunos, o projeto é a oportunidade para vivenciar a prática profissional. Segundo ele, são criados bons produtos que, futuramente, os alunos podem investir para desenvolvê-lo no mercado. É o caso do xampu tonalizante Henna Collor, com a proposta de oferecer mais cor e brilho para o cabelo, mantendo a tintura. “Se tivermos oportunidade de pesquisas e testes, com certeza desenvolveremos o projeto”, disse uma das criadoras, Ana Acássia Alves Barbosa.